Créditos: Nvidia

Nvidia nega que vai eliminar conector PCIe de 12 pinos da GeForce RTX 3070

Rumor surgiu depois de uma renderização ter sido publicada mostrando apenas 8 pinos

A Nvidia divulgou um comunicado oficial explicando que não possui intenção de trocar o conector de alimentação de 12 pinos da GeForce RTX 3070 Founders Edition. Os rumores surgiram depois que a fabricante norte-americana publicou uma imagem no Twitter mostrando a GPU com um conector tradicional de 8 pinos.

A imagem fazia parte de uma promoção de festas de fim de ano da Nvidia, que vai sortear uma GeForce RTX 3070 Founders Edition entre os seus seguidores. A partir de então, começou a se especular que a Nvidia poderia voltar a usar o conector mais popular em sua placa intermediária.

Como lembrar o site Tom's Hardware, o conector de 12 pinos é capaz de entregar até 648 W de energia. Isso é muito mais do que qualquer placa de vídeo atual pede, considerando que até mesmo a RTX 3090 pede 350 W. A RTX 3070, por sua vez, necessita de apenas 220 W. Até mesmo a AMD Radeon R9 295X2, famosa por consumir bastante energia, precisava de 500 W.

Com o seu TDP atual, a GPU Ampere intermediária poderia funcionar normalmente com apenas um conector de 8 pinos. É até por isso que a GeForce RTX 3070 Founders Edition vem com adaptador de 12 para 8 pinos. Os vendedores de fontes de alimentação também têm incluído um cabo de adaptação em seus modelos mais novos.

- Continua após a publicidade -

Um dos motivos que tinha sido especulado como a razão da Nvidia ter trocado o conector seria para economizar com o envio de adaptadores. Isso poderia até resultar num aumento no lucro da empresa com esse modelo – que no momento está sendo vendido com um preço bastante competitivo.

De qualquer modo, o porta-voz da própria empresa já confirmou que não haverá alterações nesse aspecto do design da placa de vídeo. A página de produto da Nvidia GeForce RTX 3070 Founders Edition ainda mostra renderizações do modelo com o conector de 12 pinos. 

Em nossa análise da RTX 3070, nós concluímos que "ela encara 4K e Ray Tracing combinado com DLSS, mas não 'crava' tudo no Ultra como a RTX 3080. Alguns ajustes aqui ou ali podem ser necessários para ter 60fps ou mais".

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.