Índice do Artigo

Nvidia

Gigabyte lançará NVIDIA NVLink para a série Geforce RTX 30

Gigabyte lançará NVIDIA NVLink para a série Geforce RTX 30
Créditos: Divulgação Gigabyte

Com o lançamento da nova linha de placas de vídeo da NVIDIA Geforce RTX Série 30, os entusiastas do SLI acabaram se decepcionando. Isso porque os modelos com preços mais populares da nova linha não suportam essa tecnologia. Mas a escolha da NVIDIA de suportar apenas no modelo topo de linha o SLI acabou não afastando as fabricantes parceiras, a Gigabyte anunciou hoje que lançará uma versão do NVLink para as placas RTX 3090 em breve.

A empresa anunciou que começará a vender de uma ponte NVLink, chamada de GC-ANVLINK, na semana que vem. Agora os usuários com duas placas dessas poderão conectar elas através de uma ponte otimizada para elas.

Porém criar uma configuração com vários vídeos pode ter vários problemas, entre eles o tamanho das RTX 3090. Afinal, não é fácil achar espaço para a placa e seus 3 coolers no gabinete, imagina para os 80 mm extras que será ocupado pela segunda placa, ocupando um total de 6 slots do gabinete.

Conheça as placas da RTX Series 30 da Gigabyte.

Fim do SLI?

Com o lançamento das novas RTX Série 30, a NVIDIA está limitando o suporte da tecnologia para um número bem menor de placas, oferecendo o suporte ao SLI para apenas a placa topo de linha da série.

Isso faz parte de um movimento antigo da empresa, que aos poucos está diminuindo o suporte dos modelos ao trabalho em multi-GPU. No começo da linha RTX, apenas os modelos tops de linhas ofereceram suporte a tecnologia, algo que na série GTX 1000 funcionava até nos modelos intermediários.

Um dos motivos que está por trás da empresa está largado aos poucos o multi-GPU é o custo benefício. Várias vezes comprar duas placas iguais para fazer o SLI acabava se tornando mais caro que comprar um modelo superior, além de não apresentar um grande aumento no desempenho.

Além disso, as dificuldades que o SLI e CrossFire, tecnologia de multi-GPU da AMD, trazem para os desenvolvedores acaba tornando essa tecnologia muito difícil de ser aproveitada

Os problemas de desempenhos, junto ao custo alto para realizar um SLI, acabavam afastando os consumidores interessados em realizar um multi-GPU. Fazendo com que apenas entusiastas ainda utilizem a tecnologia para jogos.

Com isso a própria empresa perdeu o interesse em seguir esse caminho, reduzindo cada vez mais os modelos com suporte a SLI.

Via: Gigabyte, Guru 3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções