Créditos: Profesional Review

Aumento na taxa da licença 80 Plus pode afetar preços de PSUs

A certificação teve sua taxa de adesão triplicada; o novo valor pode ser repassado aos consumidores

Um artigo investigativo do site Igor's Lab revela que o órgão responsável pelo selo de fontes de alimentação 80 Plus aumentou significativamente suas taxas de licenciamento. É possível que os fabricantes de PSU repassem esse aumento aos consumidores, especialmente no caso de alguns dos modelos de menor volume.

O artigo do Igor's Lab cita um documento de política de licenciamento e certificação da 80 Plus para revelar a estrutura de custos da certificação, incluindo quanto custa para um fabricante se inscrever (uma taxa de licença única) e taxas de teste por unidade. 

A "unidade" aqui se refere a um SKU individual, é uma taxa fixa e não se aplica por unidade vendida. Por SKU significaria que cada variante de um modelo deve ser certificada separadamente, pois é um SKU diferente (por exemplo, a série HX da Corsair seria um modelo e HX750W e HX850W seriam "variantes" e tratadas como duas certificações separadas).

3D News/Reprodução

A Plug Load Solutions aumentou seu preço de certificação por SKU em 3 vezes. Para um novo modelo lançado após 2021, isso significaria um aumento nas taxas fixas de licenciamento em dezenas de milhares de dólares. 

Por exemplo, se um fabricante lançou uma fonte de alimentação em 450 W, 550 W, 650 W, 750 W, 850 W e 1000 W, ele pagaria US $ 21.000. Curiosamente, o Igor's Lab relata que um fabricante tem que pagar as taxas de licenciamento, mesmo para um modelo de fonte de alimentação OEM / caixa branca que já foi certificado pela 80 Plus. 

- Continua após a publicidade -

O "OEM" aqui se refere a empresas como CWT, Seasonic, HEC, Fortron, que fabricam PSUs para terceiros. Se um modelo genérico de 650 W certificado for alterado por um fabricante, isso resulta em taxas de licenciamento de nova marca.

 

O programa de certificação 80 Plus, da Plug Load Solutions, tornou-se uma solução uniforme para os consumidores avaliarem a qualidade funcional de suas unidades de fonte de alimentação (PSUs).

A PSU é um componente vital, e caso seja escolhida uma durável, isso garante que você não precise substituí-la durante anos, já que ela alimenta de forma confiável todos os componentes do seu PC. 

- Continua após a publicidade -

O selo 80 Plus se limita à eficiência de comutação elétrica da PSU como uma unidade de classificação e atribui uma das seis classificações (White, Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium), que provavelmente são mais fáceis para os consumidores entenderem do que classificações feitas por agências de certificação, como a Cybenetics
 

Fonte: Tech Power Up
Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.