Créditos: Wccftech

Série RTX 30 para notebook deve chegar em 2021 com suporte para processadores AMD

Rumores apontam que a NVIDIA irá lançar as placas de vídeo RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060

De acordo com o site Wccftech, a NVIDIA lançará em janeiro de 2021 a sua série de placas de vídeo GeForce RTX 30 para notebook. Além disso, essa nova série de placas de vídeo terá suporte para os processadores AMD Ryzen.

O provável planejamento da NVIDIA aponta que em janeiro de 2021 serão lançadas as RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 para substituir as RTX 2080 Super, RTX 2070 Super, RTX 2070 e RTX 2060. Já as placas de vídeo GTX 1660 Ti, GTX 1650 Ti e GTX 1650 não serão substituídas por nenhum outro modelo.

GeForce RTX 30 Mobile
Créditos: Wccftech

Em um primeiro momento, as novas placas de vídeo com a arquitetura Ampere só estarão disponíveis em notebooks da ASUS e da MSI, pois a HP, Dell e Lenovo irão esperar até abril para começar a oferecer a série RTX 30 para o consumidor. A razão disso seria porque estes fabricantes querem combinar o lançamento das novas placas de vídeo com o lançamento de seus novos modelos de notebook.

Um outro indicativo é que as placas GTX 1660 Ti e GTX 1650 Ti para notebook que estarão disponíveis em janeiro de 2021 não serão exatamente idênticas as que estão sendo comercializadas agora. Este indicativo se justifica pelo fato de a NVIDIA ter separado estas placas em colunas diferentes na tabela, enquanto a GTX 1650 não foi separada.

GeForce RTX 30 Mobile
Prováveis preços em dólares dos notebooks (Créditos: Wccftech)

- Continua após a publicidade -

Ademais, a fonte do site Wccftech mencionou que provavelmente o ciclo de vida da série RTX 30 para notebooks será curto, pois há rumores de que a NVIDIA irá utilizar a litografia 7nm TSMC em suas placas da linha Super da série RTX 30.

Por fim, os processadores AMD Ryzen 4000H Renoir não suportam as placas de vídeo que utilizam a arquitetura Ampere da NVIDIA por conta de uma limitação da conexão PCI Express, que é 3.0 x8. Mas este cenário irá mudar com a chegada dos novos processadores para notebook da série AMD Ryzen 5000H Cezanne, sendo assim, estas novas placas de vídeo da NVIDIA estarão disponíveis nos notebooks que utilizam processadores AMD, além de também estarem disponíveis nos notebooks que utilizam processadores Intel.

Fonte: Wccftech
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.