Créditos: stacksmashing

Novo Nintendo Game & Watch consegue executar o jogo Doom

Para alcançar este feito, foram necessárias diversas adaptações no jogo

O YouTuber stacksmashing, após vários pedidos da comunidade em um vídeo do seu canal, conseguiu fazer o jogo Doom funcionar no recém lançado Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros. Este portátil foi foi projetado para executar três jogos - Super Mario Bros, Super Mario Bros: The Lost Levels e Ball - mas essa portabilidade do Doom mostra que ele é capaz de executar outros jogos.

Como pode ser visto no vídeo abaixo, esta versão do Doom não funciona perfeitamente, pois para ser possível executar o jogo no novo Game & Watch, foi necessário desativar o áudio e simplificar as texturas, e mesmo assim o jogo é executado em uma velocidade mais lenta.

Para conseguir realizar este feito, os responsáveis tiveram que "enganar" o console portátil para conseguir baixar/descarregar o seu firmware e injetar o código do jogo no armazenamento externo acessado pelo minúsculo microcontrolador do Game & Watch.

Ademais, foi necessário encontrar uma versão do Doom que fosse pequena o suficiente para caber no escasso espaço de armazenamento disponível no novo portátil da Nintendo. A versão escolhida para tal foi a Minimal Doom IWAD, que substitui as texturas originais do jogo por versões simplificadas, mas isso não foi o suficiente, foi necessário realizar ajustes adicionais, como, por exemplo, desativar o áudio, para que o arquivo ficasse dentro dos 1,1MB disponíveis no armazenamento.

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que o Doom só foi portado para um console da Nintendo quando o SNES foi lançado, portanto, ver um console portátil que foi projetado pensando em executar jogos do NES executando o Doom é de certa forma incomum e surpreendente. Por conta disso, podemos esperar que, em breve, outros jogos também sejam executados no Nintendo Game & Watch: Super Mario Bros.

Nintendo Game & Watch executando Doom
Créditos: stacksmashing

Por fim, esta não é a primeira vez que o Doom é executado em lugares inusitados, pois já foi possível vê-lo em uma geladeira Samsung através do xCloud, em um computador com Windows dentro do Minecraft e até em uma Touch Bar do MacBook Pro.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.