Índice do Artigo

AMD

AMD Precision Boost Overdrive 2 oferece recurso para undervolting nos Ryzen 5000

A AMD vai expandir as possibilidades e versatilidade de overclock que pode ser realizado na série Ryzen 5000 de processadores com o Precision Boost Overdrive 2. A curva de otimização de tensão no aplicativo vai permitir realizar undervolting.

O novo recurso chega com o update de firmware AGESA 1180 para as placas da série AMD 400 e AMD 500, compatíveis com a linha mais recente de processadores. A ferramenta usa rastreadores e sensores do processador para adaptar a tensão conforme necessário e o que foi definido pela configuração do usuário. O Precision Boost Overdrive 2 deve ajustar automaticamente o undervolting para manter a performance otimizada.

A AMD faz alguns alertas sobre o otimizador da curva de tensão, para que seus usuários gerenciem suas expectativas. Vale a pena replicar aqui, em tradução livre:

– Como no overclock, não existem processadores idênticos
– Alguns processadores têm mais espaço para undervolting, alguns têm menos
– Mais espaço quando a carga de um processador está baixa, menos quando está alta
– O otimizador de curva permite undervolting que pode se adaptar a cargas de trabalho leves ou pesadas
– O otimizador de curva informa ao firmware a janela de undervolting que é desejada pelo usuário, relativamente às condições de operação

De acordo com os testes da própria AMD, os ganhos de performance não são dos mais impressionantes, ficando na margem de 1,5% até 1,9%. Os resultados são mostrados para o Ryzen 7 5800X e para o Ryzen 9 5900X.

Uma das maiores vantagens do suporte oferecido por uma ferramenta oficial da AMD, como explicado pelo TechPowerUp, é que o undervolting em muitos casos oferece dificuldades de estabilidade, exigindo do usuário uma configuração baseada em tentativa e erro. A curva de otimização do Precision Boost Overdrive 2 não vai deixar que falte energia para o processador em nenhum cenário, ao mesmo tempo em que reduz a tensão em momentos que isso seja possível.

Via: VideoCardz, TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções