AMD Precision Boost Overdrive 2 oferece recurso para undervolting nos Ryzen 5000

Atualização no software de overclock traz mais ferramentas e flexibilidade

A AMD vai expandir as possibilidades e versatilidade de overclock que pode ser realizado na série Ryzen 5000 de processadores com o Precision Boost Overdrive 2. A curva de otimização de tensão no aplicativo vai permitir realizar undervolting.

O novo recurso chega com o update de firmware AGESA 1180 para as placas da série AMD 400 e AMD 500, compatíveis com a linha mais recente de processadores. A ferramenta usa rastreadores e sensores do processador para adaptar a tensão conforme necessário e o que foi definido pela configuração do usuário. O Precision Boost Overdrive 2 deve ajustar automaticamente o undervolting para manter a performance otimizada.

A AMD faz alguns alertas sobre o otimizador da curva de tensão, para que seus usuários gerenciem suas expectativas. Vale a pena replicar aqui, em tradução livre:

- Como no overclock, não existem processadores idênticos
- Alguns processadores têm mais espaço para undervolting, alguns têm menos
- Mais espaço quando a carga de um processador está baixa, menos quando está alta
- O otimizador de curva permite undervolting que pode se adaptar a cargas de trabalho leves ou pesadas
- O otimizador de curva informa ao firmware a janela de undervolting que é desejada pelo usuário, relativamente às condições de operação

- Continua após a publicidade -

De acordo com os testes da própria AMD, os ganhos de performance não são dos mais impressionantes, ficando na margem de 1,5% até 1,9%. Os resultados são mostrados para o Ryzen 7 5800X e para o Ryzen 9 5900X.

Uma das maiores vantagens do suporte oferecido por uma ferramenta oficial da AMD, como explicado pelo TechPowerUp, é que o undervolting em muitos casos oferece dificuldades de estabilidade, exigindo do usuário uma configuração baseada em tentativa e erro. A curva de otimização do Precision Boost Overdrive 2 não vai deixar que falte energia para o processador em nenhum cenário, ao mesmo tempo em que reduz a tensão em momentos que isso seja possível.

Fonte: VideoCardz, TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.