Créditos: WorthPoint

Comemore os 35 anos de Windows brincando com um emulador de Windows 1.0

O pessoal das antigas conhece o Windows 3.1, mas quantos pegaram o primeiríssimo?

Em 20 de novembro de 2020, o Windows completou 35 anos. O sistema operacional da Microsoft trilhou uma longa jornada para chegar ao Windows 10 e se tornar uma presença praticamente absoluta no mercado da informática, então discutir o impacto que ele teve ao longo dos anos parece algo óbvio ou redundante.

É por isso que o pessoal da sempre criativa PC Gamer nos faz outra sugestão, que queremos estender aos leitores do Adrenaline: que tal brincar com a primeiríssima versão do Windows para comemorar seu aniversário de 35 anos? O site PCJs Project tem um emulador do Windows 1.0 que você pode usar diretamente no seu navegador.

A melhor parte é que o site lista os requisitos mínimos necessários para rodar o Windows 1.0 no seu PC. Será que ele aguenta?

- IBM PC XT
- 640Kb de memória RAM
- Um HDD de 10MB no mínimo (formatado)
- IBM EGA

É interessante experimentar a primeira distribuição pública do Windows e ser (meio que dolorosamente) lembrado de onde tudo começou na ideia dos primeiros computadores domésticos: MS-DOS. O sistema operacional da Microsoft surgiu, principalmente, como uma interface mais "intuitiva" para usar o computador, mas manteve muito da lógica original do DOS, colocando um cursor para realizar as ações.

- Continua após a publicidade -

Como um fato interessante extra, na verdade o Windows emulado pelo site é o de versão 1.01. O Windows 1.0 verdadeiro, raiz, não chegou a ser vendido. Apesar da versão, foi mais uma versão beta que a Microsoft ainda usou para testes. O produto finalizado que foi realmente colocado em disquetes para ser enviado às lojas, foi o Windows 1.01, em 20 de novembro de 1985.

Pra completar a experiência "túnel do tempo" do emulador preparado pela PCjs, ele vem com alguns "discos" já colocado no "drive", que você pode carregar no pequeno painel de controle embaixo da janela de emulação. Tem até alguns jogos dos anos 80 para passar um tempo nostálgico na sua tarde de domingo.

Fonte: PC Gamer
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.