Créditos: Psyonix

Rocket League e COD Warzone rodam em 120 fps no Xbox, mas não no PS5; entenda motivo

O port de jogos da oitava geração é mais complicado no console da Sony

Os consoles da oitava geração trazem como um diferencial o suporte para jogos em 120 quadros por segundo, mas alguns títulos não estão recebendo suporte para a função no PS5. Jogos como Call of Duty Warzone e Rocket League agora rodam com a taxa de quadros mais alta no Xbox Series X e S, mas um empecilho de desenvolvimento está impedindo a chegada da função no novo PlayStation.

Recentemente, a desenvolvedora de Rocket League, a Psyonix, explicou o motivo de seu game não receber a função no PS5, e que também pode ser o que leva Warzone a deixar de lado os 120 fps no console. Em um comunicado enviado ao site Eurogamer, a produtora disse que implementar a novidade no PlayStation requer um port mais complexo que no Xbox Series X e S.

"Habilitar 120 Hz no Xbox Series X e S requer um pequeno patch, mas habilitá-lo no PS5 requer uma versão nativa completa devido à forma como a compatibilidade com versões anteriores é implementada no console", explicou a Psyonix. 

Segundo a desenvolvedora de Rocket League, como os 120 fps exigem praticamente um port completo no PS5, a companhia acabou deixando a função de lado para focar na transição do game para o modelo free-to-play, além de assegurar compatibilidade e integração entre diferentes plataformas. "Infelizmente, não foi possível [implementar 120 fps no PS5] devido ao nosso foco em outros lugares."

Terreno preparado

Segundo explica o The Verge, a dificuldade em portar jogos da oitava geração para o PS5 pode estar ligada à abordagem da Sony com a retrocompatibilidade. A Microsoft vem fazendo um trabalho mais robusto com os jogos de gerações anteriores e até "preparou o terreno" com o Xbox One.

- Continua após a publicidade -

Em 2018, a Microsoft liberou o suporte para 120 Hz no Xbox One. Além disso, os consoles da linha também já trazem funções como refresh rate variável, o que melhora a experiência de uso em telas com FreeSync. 

Como a Sony só deu atenção para essas funções agora, trazer jogos do PS4 com 120 frames por segundo ao PS5 é mais complicado. Ainda assim, vale ressaltar que o console já possui alguns títulos que suportam a taxa de quadros mais alta.

Dirt 5 foi feito com os consoles da nova geração em mente e traz um modo que roda em 120 frames por segundo. A Capcom também lançou uma nova edição de Devil May Cry V que traz 120 fps para ambos os consoles, além de modos com 4K e Ray Tracing.

Fonte: Eurogamer
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.