Créditos: Reprodução / WinFuture

Largura de banda HDMI 2.1 no PlayStation 5 é limitada em 32 Gbps

É menor que a do seu concorrente, o Xbox Series X, que possui 40 Gbps

No começo do mês surgiu um boato de que o cabo HDMI que acompanha o PlayStation 5 não seria HDMI 2.1, que é o padrão necessário para reproduzir conteúdo em 8K 60 Hz ou 4K a 120 Hz. A Sony desmentiu esse boato, afirmando que o cabo HDMI que vem na caixa do PS5 é HDMI 2.1.

No entanto, um vídeo publicado pelo HDTVTest no YouTube mostrou que o PlayStation 5 tem a largura de banda da sua conexão HDMI 2.1 limitada em 32 Gbps, enquanto o Xbox Series X tem a largura de banda de 40 Gbps.

De acordo com o YouTuber, na prática, a diferença entre essas larguras de banda significa que quando o usuário estiver jogando um jogo a 120 FPS, o PlayStation 5 terá que mudar o chroma subsampling – que é um esquema de codificação de imagem – para o formato 4:2:2, enquanto o Xbox Series X é capaz de utilizar o formato 4:4:4.

Por conta disso, nos jogos em que for suportado 1080p 120 FPS, o PlayStation 5 acabará tendo uma pequena perda na qualidade da imagem. Até o momento, o novo console da Sony suporta 1080p 120 FPS em apenas três jogos, Call of Duty: Black Ops Cold War, Dirt 5 e Devil May Cry 5 Special Edition.

- Continua após a publicidade -

Não ficou claro se esta limitação do PlayStation 5 é uma limitação de hardware ou de software, mas se for de software, a Sony poderia resolver este "problema" com uma atualização de software no futuro.

Apesar de neste ponto o PlayStation 5 estar um passo atrás do seu concorrente, o Xbox Series X, existe um outro aspecto em que a implementação do HDMI 2.1 no console da Sony parece ter sido um pouco melhor do que no console da Microsoft, é o caso da tecnologia usada para transmitir o sinal.

Xbox Series X - o hardware pronto para uma nova geração de games

Quando se está transmitindo uma imagem em 4K 60 FPS, o PlayStation 5 utiliza a Fixed Rate Link (FRL) que é a tecnologia criada para substituir a Transition Minimized Differential Signaling (TMDS) utilizada pelo Xbox Series X. No entanto, na prática isso não deve trazer nenhuma diferença, visto que a TMDS é a tecnologia padrão do HDMI 2.0 e este é perfeitamente capaz de suportar 4K 60 FPS.

Fonte: Wccftech, GamesRadar
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.