Créditos: Divulgação Google

Google Stadia também irá para o iOS funcionando através do Safari

Gigante das pesquisas seguiu a Microsoft e NVIDIA e vai driblar as regras da App Stores com seu streaming pelo navegador

O Google anunciou nesta quinta-feira que está trabalhando para levar o Stadia para o iOS, para isso a empresa seguirá os passos da Microsoft para levar o serviço de streaming de jogos pela internet contornando as regras da App Store. A empresa afirma estar trabalhando em uma versão do serviço que funcionará através do navegador Safari da Apple, semelhante ao anunciado pela Microsoft recentemente.

Porém o serviço da gigante das pesquisas “vencerá” o Xbox xCloud na questão de entrega, a empresa pretende começar os testes públicos nas próximas semanas, sendo que o da Microsoft só chegará no início do ano que vem.

Com isso a versão de testes do Google Stadia chegará quase junto a versão beta do GeForce Now lançado hoje pela NVIDIA no iOS, que seguirá o mesmo modelo de funcionamento via browser.

Visite o site oficial do Google Stadia.

- Continua após a publicidade -

Essa escolha das empresas em lançarem os seus serviços no navegador vem de uma longa batalha entre as empresas e a Apple. No final de agosto a gigante de Cupertino chegou a afirmar que os aplicativos da Google e Microsoft eram proibidos no iOS por restrições impostas pela App Store.

Mas a Apple acabou cedendo e afrouxando suas restrições após críticas públicas da Microsoft e diversas outras empresas, mas as novas regras impostas pela empresa ainda não foram o suficiente para facilitar os serviços de funcionarem no sistema.

As novas regras da App Store exigem que as desenvolvedoras enviem seus jogos individualmente para a loja, com isso as empresas donas desse serviços teriam que criar apps hub para os jogadores.

Isso não agradou nenhum pouco as empresas, não só pelo incômodo de pôr os jogos individualmente na loja e ter de criar um aplicativo por fora para agrupar eles. Mas com essa regra da App Store, as empresas donas dos serviços seriam taxadas em 30% do lucro movimentado pelos apps.

- Continua após a publicidade -

Como alternativa, a Apple sugeriu que as empresas utilizem o seu navegador Safari, e os demais presentes no iOS, como ponte para alcançar todos os usuários do iPhone e iPad.

Foi bem isso que a Google, Microsoft e NVIDIA fizeram. O anúncio do começo dos testes do Stadia no iOS coincide com o aniversário de 1 ano de lançamento público da plataforma.

Entrando na comemoração a empresa anunciou hoje que começarão a ter games gratuitos para jogar na plataforma. O primeiro a ser anunciado foi a versão básica do Destiny 2, que não irá mais exigir uma assinatura Stadia Pro de US $ 10 mensal para poder jogar, sendo necessário apenas uma conta do Google e que o usuário se inscreva no Stadia.

Além disso a Google também está aproveitando a ocasião para dar alguns dados do Stadia. A empresa ainda não revelou a quantidade de jogadores se inscreveram ou assinam o serviço, mas a empresa deu informações sobre os jogos.

A gigante das pesquisa vem trabalhando em encorpar o serviço, para isso nos últimos 12 meses a empresa diz ter introduzido mais de 80 jogos na plataforma, com planos de suportar mais de 135 jogos até o final de 2020.

Fonte: The Verge
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.