Créditos: TechPowerUp

MSI lança update de BIOS que traz suporte ao Smart Access Memory para placas-mãe AMD 500

Recurso permite que o sistema acesse a capacidade total da VRAM na placa de vídeo

O Smart Access Memory é uma das grandes novidades dentro da família de placas de vídeo AMD Radeon RX 6000, e inclusive já testamos esse recurso por aqui. Tratando-se das empresas terceiras, a MSI já disponibilizou uma atualização de BIOS Beta que traz o suporte ao SAM para as placas-mãe Série 500.

O Smart Access Memory basicamente permite que o sistema acesse a capacidade total da VRAM na placa de vídeo, prometendo melhorar a experiência de jogo. Para comparação, as soluções atuais tem uma limitação de 256 MB.

SAM da AMD: testamos o ganho de performance (e como fica a disputa com RTX 3080)

SAM da AMD: testamos o ganho de performance (e como fica a disputa com RTX 3080)
A nova tecnologia promete uma comunicação melhor entre CPU e memórias da placa de vídeo

Habilitar o SAM nas placas da MSI é algo bastante simples. Após a atualização, basta seguir para “Configurações> Avançado> Configurações do subsistema PCI”. Ali, ative “Re-size BAR” e “Acima da memória 4G / mineração de moeda criptografada”, pressione “F10” para salvar as configurações e reinicie.

Dois requisitos deste recurso são emparelhar a placa de vídeo AMD Radeon RX 6000 com o processador AMD Ryzen 5000 para desktop, e verificar se sua placa de vídeo está com o driver mais recente disponível.

- Continua após a publicidade -

Todas as placas-mãe da série AMD 500 da MSI agora estão prontas para este novo recurso -  e este é um caminho que todas as fabricantes devem seguir a partir de agora, para dar  suporte ao SAM. Na imagem abaixo, você confere a lista completa de modelos MSI que recebem o suporte:


Via: guru3d, TechPowerUp
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.