Créditos: HyperX

HyperX lançará baterias para controle do Xbox Series X/S em 2021 e estuda ChargePlay para PS5

Entramos em contato com a empresa para saber como anda a compatibilidade dos carregadores ChargePlay na nova geração de consoles

Além de atuar no mercado de headsets e periféricos para PC, a fabricante HyperX também oferece acessórios para consoles e é conhecida pela linha de carregadores ChargePlay Duo. Os kits trazem uma base de carregamento que suporta até dois controles e, no caso do Xbox, também inclui duas baterias, garantindo um bom custo-benefício em comparação ao Kit Play and Charge oficial da Microsoft.

Com a chegada da nova geração, o Adrenaline entrou em contato com a empresa para tirar dúvidas sobre a compatibilidade dos produtos atuais e também lançamentos voltados para o PS5 e Xbox Series X e Series S.

ChargePlay Duo do Xbox One funciona com controle do Xbox Series X/S?

O controle padrão do Xbox Series X e S são alimentados por pilhas, mas a Microsoft já confirmou que os produtos funcionam com o conjunto Play and Charge oficial para Xbox One. No caso do ChargePlay Duo da HyperX, a recomendação é evitar o uso das baterias presentes no kit atual com os novos controles, apesar de existir certo nível de compatibilidade.

Segundo Iuri Santos, especialista técnico da HyperX, o formato dos novos controles é levemente diferente em comparação aos modelos anteriores do Xbox One, o que pode gerar problemas ao usar as baterias atuais da marca nos joysticks que acompanham o Series X e S. A empresa já está trabalhando em um novo kit de baterias otimizado para a nova geração, que serão vendidas de maneira avulsa e poderão ser carregadas com o ChargePlay Duo que está no mercado atualmente.


A base de carregamento ChargePlay Duo de Xbox One funcionará com o controle do Xbox Series X e S, mas somente quando um novo kit de baterias for lançado

Além das futuras baterias serem compatíveis com o carregador atual, a empresa também lançará um pacote contendo o ChargePlay Duo e as novas fontes de alimentação. Segundo Iuri Santos, os produtos estão passando por homologação e devem chegar ao mercado a partir de fevereiro de 2021.

- Continua após a publicidade -

O preço das baterias avulsas para o controle do Xbox Series X e S não foi revelado pela HyperX, mas o ChargePlay Duo com as novas fontes de alimentação pode ser vendido com o mesmo valor do kit atual, estima o especialista. “O preço não deve sofrer alterações, ficando a cargo apenas de flutuações cambiais.”


O ChargePlay Duo de Xbox One é vendido com duas baterias de 1.400 mAh, duas capas traseiras para o controle e também uma base de carregamento. A versão para Series X/S será similar.

Ou seja, quem comprar a versão atual do HyperX ChargePlay Duo só poderá utilizar as baterias do kit em controles do Xbox One. Porém, a HyperX já está preparando novas baterias compatíveis com o joystick do Xbox Series X/S, que poderão ser compradas de maneira avulsa e podem ser alimentadas na base de carregamento presente no mercado.

As novas baterias da HyperX estão em homologação e vão funcionar com a base de carregamento atual

O HyperX ChargePlay Duo vendido atualmente pela HyperX sai por valores na casa dos R$ 285, conta com duas baterias recarregáveis de 1.400 mAh para controles do Xbox One e uma base que carrega até dois joysticks simultaneamente.

- Continua após a publicidade -

Enquanto as baterias do kit não são compatíveis com os novos controles, o pacote traz um custo-benefício interessante para quem possui um Xbox One. Em grau de comparação, o kit Charge and Play oficial da Microsoft, que possui apenas uma bateria, está saindo por valores na casa dos R$ 320 na loja oficial da empresa na Amazon.

HyperX ChargePlay Duo para o PS5?


O HyperX ChargePlay Duo do PS4 não é compatível com o DualSense.

Como os controles do Xbox utilizam o mesmo padrão de alimentação, a HyperX ainda conseguiu manter um certo nível de retrocompatibilidade com a base de carregamento e os usuários do Series X e S só precisarão comprar baterias extras. No caso do PlayStation, a história é diferente.

O ChargePlay Duo feito para o DualShock 4 não pode ser utilizado para alimentar o controle do PlayStation 5. Assim como seu antecessor, o DualSense também conta com uma bateria interna, mas vem com um novo padrão de conexão, o USB-C. A mudança impossibilitada o uso na base de carregamento baseada no padrão MicroUSB.


A Sony lançou uma base de carregamento própria para o DualSense, o controle do PS5.

De acordo com o especialista da HyperX, a empresa está estudando o lançamento de um novo ChargePlay Duo para os controles do PlayStation 5. Porém, o novo padrão de conexão utilizado pela Sony garante recargas rápidas pelo cabo e a empresa também possui uma estação de recarga própria para o DualSense..

Por causa desses motivos, talvez a HyperX acabe não lançando um produto voltado para o DualSense, mas a ideia não está totalmente descartada. “Estamos estudando as possibilidades, mas não temos nada definido ainda”, explica Iuri Santos.

“A HyperX sempre toma o cuidado de lançar os produtos que sejam realmente relevantes para os jogadores", disse o especialista. "Por isso, preferimos estudar melhor e ter um ciclo de desenvolvimento mais longo para melhorar o resultado do processo.”

Além de oferecer produtos para o Xbox e PlayStation, a HyperX também conta com acessórios voltados para o Nintendo Switch. A empresa vende no Brasil uma base de carregamento para joy-cons e também possui o Clutch, que é um misto de powerbank com capinha para o console portátil.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.