Créditos: Reprodução / Forbes

Capcom sofre ataque ransomware e 350 mil dados pessoais são comprometidos

Entre os dados comprometidos estão informações como a data de lançamento do novo Resident Evil

A Capcom – desenvolvedora japonesa responsável por Resident Evil, Street Fighter, entre outros – anunciou que foi vítima de um ataque de ransomware personalizado após um acesso não autorizado à sua rede. Por conta deste ataque, cerca de 350 mil dados pessoais mantidos pelo Grupo Capcom foram comprometidos.

Um ataque ransomware é realizado através de um programa malicioso que infecta o computador da vítima exigindo um pagamento de um valor para fazer o sistema voltar a funcionar.

Como medida de proteção ao ataque ransomware sofrido, no dia 02 de novembro, ao detectarem problemas em sua rede interna, eles desligaram os seus sistemas e começaram a investigar a situação. No entanto, isto não foi o suficiente para evitar que dados fossem comprometidos.

Os dados que foram comprometidas incluem informações como, por exemplo, nome, endereço, telefone e endereço de e-mail de seus funcionários, ex-funcionários, clientes, parceiros de negócios, entre outros. A maioria dos dados comprometidos são de pessoas do Japão e da América do Norte.

Outros dados importantes que podem ter sido comprometidos são informações confidenciais da empresa, como dados de venda, informações de parceiros de negócios, documentos de vendas, documentos de desenvolvimento, entre outros.

- Continua após a publicidade -

Felizmente, os dados de cartão de crédito não foram comprometidos, pois eles utilizam um sistema terceirizado para realizar transações financeiras online, sendo assim, eles não armazenam dados dessa espécie.

A Capcom fez questão de frisar que, no momento, o seu desenvolvimento de conteúdo e os seus negócios estão ocorrendo sem impedimentos, mas que como há uma investigação em andamento, pode ser que novos fatos apareçam no futuro.

Além disso, pediu sinceras desculpas por quaisquer complicações e preocupações que isso possa trazer a seus clientes potencialmente afetados. E destacou que eles continuam investigando o ocorrido, para verificar se outros dados foram comprometidos.

Resident Evil Village será lançado em abril, segundo dados vazados

Por fim, o comprometimento desses dados apontou como abril de 2021 a data de lançamento do Resident Evil Village e que Monster Hunter Rise e Monster Hunter Stories 2 também serão lançados para computador.

- Continua após a publicidade -

Fonte: PC Gamer, Capcom
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.