Créditos: Gigabyte

Gigabyte prepara versão do BRIX com AMD “Renoir”

Versões do mini-pc deverão possuir 8 núcleos

Parece que teremos novidades na linha de minicomputadores da Gigabyte. O BRIX deverá receber uma versão com arquitetura Zen 2. Uma prévia foi anunciada pela empresa com a descrição de algumas características que podemos esperar do produto.

A fabricante, já lançou versões do BRIX utilizando produtos da arquitetura Intel Tiger Lake. Os mini-pcs que utilizam o Core i3-1115G, Core i5-1135G7 e Core i7-1165G7 contam tecnologias como PCI Express 4.0, WiFi 6 e Thunderbolt 4. No momento, também existem versões utilizando o AMD Ryzen Embedded V1000 series, embora se deva salientar que recentemente a AMD anunciou a versão V2000, que é baseada na Zen 2. No caso deste novo anúncio, ainda não temos informações se este novo produto utilizará a variante de 15W (Renoir-U), a de 45W (Renoir-H), ou mesmo chips V2000.

Até então, a Gigabyte trazia em seus mini-pcs AMD a arquitetura Raven Ridge, que já é razoavelmente datada. A inserção de produtos baseados na arquitetura Zen 2 trará novos ares e mais opções para seus consumidores. Os novos produtos deverão incluir WiFi 6, conexão ethernet 2.5GB e até 4 (quatro) telas com resolução 4k serão suportados devido a GPU Vega integrada nos Renoir. É claro que também devemos esperar um bom incremento de performance, proporcionado pelos 8 núcleos e 16 threads oferecidos nas versões topo de linha da série de processadores Ryzen 4000U.

A empresa deverá oferecer duas versões dessa nova versão do BRIX, incluindo variações em seu tamanho: a versão “tall” irá possuir conexão SATA além de conexões M.2, enquanto uma versão reduzida (“slim”) deverá contar apenas com as conexões M.2 para utilização de SSDs NVMe/SATA. Estes aparelhos acabam se tornando opções bastante interessantes para Home Theather PCs (HTPCs) devido ao seu tamanho reduzido, boa capacidade gráfica e conexão de rede veloz. 

Inclusive, o modelo AMD Ryzen 5 Pro 4650G, que se trata de um “Renoir” também, passou recentemente por testes aqui no Adrenaline. Foram realizados testes com vídeo dedicado e integrado, utilizando diversos jogos, como Microsoft Flight Simulator 2000, Call of Duty - Warzone (testes com placa dedicada), e Fortnite, PUBG Lite e Red Dead Redemption 2 (utilizando a placa integrada).

- Continua após a publicidade -

Fonte: Techpowerup, Videocardz, KitGuru
Tags
  • Redator: João Cardoso

    João Cardoso

    Jogador não mais tão assíduo quanto já foi, mas que vive experiências desde o Atari 2600 e fliperamas. Começou sua jornada no mundo dos hardwares em 2004 e a partir de então começaram buscas cada vez mais aprofundadas sobre tecnologia em geral. Eterno azarado da loteria do silício.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.