A Microsoft está trabalhando ativamente em uma nova tecnologia para seus consoles de nova geração que se assemelha ao DLSS. Para quem acompanha nossos conteúdos, sabe que a tecnologia da Nvidia anda fazendo bem aos games de PC.
Em uma entrevista recente de Andrew Goossen, arquiteto de sistemas da Xbox, ao Digital Foudry, foi revelado que a companhia está ativamente investindo em pesquisas relacionadas ao upscaler de IA estilo DLSS com DirectML. No entanto, não tivemos qualquer outro detalhe sobre isso.
O DLSS, Deep Learning Super Sampling ou Superamostragem de Aprendizado Profundo (em tradução livre), é uma tecnologia de aprimoramento de imagem desenvolvida pela Nvidia para uso em tempo real – ou seja, inteligência artificial aplicada a jogos. Basicamente, ele melhora imagens de baixa resolução para que os jogadores possam ter uma exibição de jogo em uma resolução mais alta que a original, Além de dar ainda um ganho de desempenho para a experiência.
No vídeo abaixo, você pode conferir a explicação completa vinda de Alexandre Ziebert, representante da Nvidia que inclusive esteve presente em um dos nossos videocasts mais recentes:
Do lado da Microsoft, a imagem abaixo pode mostrar um exemplo da técnica de upscaling AI de “super-resolução” baseada em DirectML em Forza Horizon 3. A comparação mostra um frame do jogo com a super-resolução DirectML (esquerda) e com o aumento de escala normal por meio do filtro bilinear (direita).
Desde que a comunidade de PCs descobriu de fato os benefícios do DLSS, existe uma demanda para saber o que as empresas concorrentes oferecerão como resposta a essa tecnologia. A Microsoft, ao que parece, está planejando trazer algo similar para os Xbox Series X e Series S, o que seria especialmente interessante para o segundo citado.
Essa tecnologia IA foi revelada pela primeira vez em um artigo da GDC 2018 intitulado ‘Usando IA para acelerar seu jogo’, e apresentado em uma palestra ao vivo do SIGGRAPH no mesmo ano, chamada ‘Aprendizado profundo para renderização em tempo real: acelerando a inferência de GPU com DirectML e DirectX 12’. Curiosamente, tanto o artigo quanto a palestra foram feitos em parceria com a NVIDIA, aproveitando os núcleos do Tensor de hardware de uma GPU NVIDIA Titan V baseada na arquitetura Volta. Agora, a Microsoft está obviamente focada na parceria com a AMD, tendo hardware RDNA 2 nos consoles da série Xbox. Nesse caso, há uma diferença relevante: as RTXs da Nvidia possuem parte do hardware dedicado ao aprendizado profundo da máquina, enquanto a implementação em hardware AMD não possui esse recurso.
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