Índice do Artigo

Nvidia

Microsoft está trabalhando ativamente em tecnologia parecida com DLSS para os novos XBOX

Microsoft está trabalhando ativamente em tecnologia parecida com DLSS para os novos XBOX
Créditos: NVIDIA Blog | Wccftech

A Microsoft está trabalhando ativamente em uma nova tecnologia para seus consoles de nova geração que se assemelha ao DLSS. Para quem acompanha nossos conteúdos, sabe que a tecnologia da Nvidia anda fazendo bem aos games de PC.

Em uma entrevista recente de Andrew Goossen, arquiteto de sistemas da Xbox, ao Digital Foudry, foi revelado que a companhia está ativamente investindo em pesquisas relacionadas ao upscaler de IA estilo DLSS com DirectML. No entanto, não tivemos qualquer outro detalhe sobre isso.

O DLSS, Deep Learning Super Sampling ou Superamostragem de Aprendizado Profundo (em tradução livre), é uma tecnologia de aprimoramento de imagem desenvolvida pela Nvidia para uso em tempo real – ou seja, inteligência artificial aplicada a jogos. Basicamente, ele melhora imagens de baixa resolução para que os jogadores possam ter uma exibição de jogo em uma resolução mais alta que a original, Além de dar ainda um ganho de desempenho para a experiência.

No vídeo abaixo, você pode conferir a explicação completa vinda de Alexandre Ziebert, representante da Nvidia que inclusive esteve presente em um dos nossos videocasts mais recentes:

YouTube video

Do lado da Microsoft, a imagem abaixo pode mostrar um exemplo da técnica de upscaling AI de “super-resolução” baseada em DirectML em Forza Horizon 3. A comparação mostra um frame do jogo com a super-resolução DirectML (esquerda) e  com o aumento de escala normal por meio do filtro bilinear (direita).

Desde que a comunidade de PCs descobriu de fato os benefícios do DLSS, existe uma demanda para saber o que as empresas concorrentes oferecerão como resposta a essa tecnologia. A Microsoft, ao que parece, está planejando trazer algo similar para os Xbox Series X e Series S, o que seria especialmente interessante para o segundo citado.

YouTube video

Essa tecnologia IA foi revelada pela primeira vez em um artigo da GDC 2018 intitulado ‘Usando IA para acelerar seu jogo’, e apresentado em uma palestra ao vivo do SIGGRAPH no mesmo ano, chamada ‘Aprendizado profundo para renderização em tempo real: acelerando a inferência de GPU com DirectML e DirectX 12’. Curiosamente, tanto o artigo quanto a palestra foram feitos em parceria com a NVIDIA, aproveitando os núcleos do Tensor de hardware de uma GPU NVIDIA Titan V baseada na arquitetura Volta. Agora, a Microsoft está obviamente focada na parceria com a AMD, tendo hardware RDNA 2 nos consoles da série Xbox. Nesse caso, há uma diferença relevante: as RTXs da Nvidia possuem parte do hardware dedicado ao aprendizado profundo da máquina, enquanto a implementação em hardware AMD não possui esse recurso.


YouTube video

Via: TweakTown, Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções