Créditos: Ars Technica

O Playstation 5 possui um navegador web oculto: veja como encontrá-lo

Backdoor presente no login do Twitter permite a navegação para vários endereços da web

Oficialmente falando, o PlayStation 5 não possui um navegador web, pelo menos por enquanto. Mas o site Ars Technica encontrou uma forma de acessar certos sites, ainda que de forma limitada.

De acordo com o Ars, a forma mais rápida para acessar este navegador consiste, de forma resumida, em:

  • Abrir o "User's Guide"
  • Diferentemente de outras partes do sistema, ele irá carregar um browser que direcionará para manuals.playstation.net (endereço acessível exclusivamente por meio de um PS5)
  • Para obter acesso a um navegador mais completo, o usuário terá que rolar a página até a parte do menu "Users and Accounts" e acessar a opção “Link with Other Services”.
  • A partir daí será possível escolher uma opção para conectar-se a uma conta do Twitter, que por sua vez, carregará uma página com o prompt de login
  • O funcionamento padrão faria com que o usuário fosse redirecionado ao sistema do PS5 após realizar o login
  • Porém, clicar no ícone do Twitter no topo desta página irá enviar o usuário para a interface padrão do Twitter, assim como em qualquer outro navegador web. A partir daqui, basta realizar login para ter acesso total ao Twitter
  • Infelizmente não é possível acessar sites digitando na barra de endereços. Para que seja possível efetivamente navegar, é necessário utilizar os links presentes na própria plataforma (endereços presentes dentro de tweets e descrições de perfis)

As imagens abaixo demonstram parte do processo realizado:

Demonstração do backdoor. Créditos: Ars Technica

Como é possível perceber, o processo é interessante e serve até como uma curiosidade acerca das funções do PS5, afinal ele possui um navegador, embora não acessível para os usuários normalmente.

- Continua após a publicidade -

O pessoal do Ars relatou que páginas compostas de textos e imagens funcionam perfeitamente, mas ao tratarmos de multimídia e/ou páginas interativas as coisas já partem mais para uma loteria (algumas funcionam, outras não).

Mas por qual motivo este navegador estaria oculto? Embora o PS5 possua um navegador, ainda que relativamente rudimentar, é possível que os esforços para apresentar um navegador web plenamente capaz e funcional sejam altos e não se tratem de uma prioridade para este momento

O usuário @Nibellion traduziu para o inglês trechos de uma entrevista recente (exclusiva no Japão) dada pelo Vice-Presidente Sênior da Sony, Hideaki Nishino. Segue abaixo, em tradução livre para o português, o que foi dito sobre o assunto:

"Atualmente, não temos intenções de incluir um navegador web no PS5."

"Atualmente, não temos intenções de incluir um navegador web no PS5."

 

 

- Continua após a publicidade -

"Possuímos dúvidas se um navegador web é um aplicativo necessário em um console, então teremos que esperar para ver."

"Possuímos dúvidas se um navegador web é um aplicativo necessário em um console, então teremos que esperar para ver."

Em um primeiro momento, não existe como saber se este acesso poderia levar a potenciais exploits, ou ainda se a Sony irá bloquear totalmente ou acabar por disponibilizar um navegador web totalmente funcional.

Aparentemente, como dito por Hideaki Nishino: teremos que esperar para ver.

Fonte: Ars Technica
  • Redator: João Cardoso

    João Cardoso

    Jogador não mais tão assíduo quanto já foi, mas que vive experiências desde o Atari 2600 e fliperamas. Começou sua jornada no mundo dos hardwares em 2004 e a partir de então começaram buscas cada vez mais aprofundadas sobre tecnologia em geral. Eterno azarado da loteria do silício.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.