Créditos: Yahoo Esportes

Apple revela SoC M1 baseado em ARM, que irá substituir Intel nos seus computadores

CPU promete melhor eficiência energética e 3x desempenho por watt quando comparado a outros chips

A Apple apresentou oficialmente seus primeiros Apple Silicon Macs, processadores que irão substituir os componentes da  Intel dentro de notebooks e desktops da "maçã". O primeiro de uma família de chips Apple Silicon baseados em ARM é chamado de chip Apple M1.

M1 é um processador de 8 núcleos e na litografia de 5 nanômetros com arquitetura de memória unificada - ou seja, a RAM, CPU e GPU são compartilhados, permitindo a redução do consumo de energia. O seu foco principal do M1 é a eficiência e essa arquitetura utilizada proporciona um desempenho mais rápido em computadores Mac usando M1 em comparação com CPU, GPU, RAM e outros componentes separados. De acordo com as informações que temos, a CPU possui quatro dos núcleos de alto desempenho mais rápidos do mundo, com um total de 16 bilhões de transistores.

Esse processador também promete melhor eficiência energética e 3x desempenho por watt quando comparado com outros chips. De acordo com os slides da Apple, ele pode fornecer o dobro do desempenho em comparação com um laptop, consumindo um terço da energia. Sobre desempenho da CPU, a Apple afirma que os oito núcleos do M1 consomem um quarto da energia em comparação com os notebooks.

- Continua após a publicidade -

Ele conta ainda com uma GPU de 8 núcleos que, embora não use todos os núcleos o tempo todo, pode executá-los simultaneamente quando necessário.

O M1 possui um motor neural de 16 núcleos com um Secure Enclave para isolar informações de segurança. A Apple também menciona que há suporte para Thunderbolt por meio do protocolo USB 4 e que o SoC será capaz de executar aplicativos para iPhone e iPad no Mac pela primeira vez, incluindo HBO MAX e Between Us.

O MacBook Air será o primeiro notebook da Apple a mudar da Intel para o novo chip Apple Silicon M1 baseado em ARM. Paralelamente, o Mac mini será o primeiro computador desktop a fazer essa mudança.

- Continua após a publicidade -

Via: Mundo Conectado, 9to5Mac, Wccftech
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.