Créditos: Nvidia | Divulgação

GeForce RTX 3050, a Ampere de entrada, pode trazer 2304 CUDA Cores

Seria a primeira vez que teríamos RT e Tensor cores em uma placa da série 50

Foi por intermédio do usuário @kopite7kimi que surgiram notícias do desenvolvimento de uma possível RTX 3050. Este SKU (stock keeping unit) estaria equipado com 2304 CUDA cores e teria 90w de TDP, utilizando um die GA107.

Por se tratar apenas de um rumor, não há como saber quando a placa seria lançada ou seu preço, entretanto é bastante evidente que a Nvidia deve lançar em algum momento uma substituta para as GTX 1650 (ainda na arquitetura Turing) e uma sucessora já com a arquitetura Ampere faria bastante sentido.

Dentro deste contexto, o que mais chama a atenção é uma placa de entrada receber a nomenclatura RTX, o que pode significar que teremos recursos como ray-tracing, Tensor cores para uso de DLSS e Nvidia Broadcast.

Ao compararmos com uma placa como a GTX 1650 Super (1208 CUDA cores), encontraremos praticamente o dobro de CUDA cores nesta suposta RTX 3050. Todavia, isso não significa necessariamente o dobro de performance, pois a arquitetura Turing possui dois conjuntos de CUDA cores: um deles para operações exclusivamente de pontos flutuantes (FP32) e outro para FP32 e dados integrais (INT32), este passa a maior parte do tempo realizando as operações com INT32. É por isso que temos um grande número de CUDA cores nas irmãs maiores da série. 

Uma visão aprofundada da microarquitetura Turing das GeForce RTX série 20

Uma visão aprofundada da microarquitetura Turing das GeForce RTX série 20

- Continua após a publicidade -

Ao analisarmos jogos especificamente, placas com arquitetura Ampere não costumam escalar como costumamos esperar, caso seja observado somente o número de TFLOPS. Porém, considerando que jogos cada vez mais vêm utilizando operações FP32, é possível que esta arquitetura melhore ainda mais com o passar dos anos

É difícil falar de performance de um produto que sequer existe no mercado, porém ainda é possível especular. Levando em consideração que a 2080 Ti tem praticamente o mesmo desempenho de uma 3070 em certos jogos, e tomando por base a diferença na contagem de CUDA cores entre estas duas placas, seria possível inferir que estes são cerca 30 a 35% mais "fracos" na arquitetura Turing. É claro que estamos desconsiderando uma série de fatores, mas isso ainda permite obtermos uma base para comparação.

Agora, ao aplicar a lógica acima, uma RTX 3050 poderia ter performance entre uma GTX 1660 Ti/Super e abaixo de uma RTX 2060. Reforçando que esta comparação não leva em conta elementos como ray-tracing ou DLSS.

A maior pergunta, independente dos fatores citados, é o preço. As 1050 Ti e 1650 custavam em torno de 150 dólares, então ainda que uma RTX 3050 traga uma evolução desta série, caso apresente um preço abaixo dos 200 dólares, poderia se tornar uma excelente placa de entrada, trazendo tecnologias como ray-tracing e DLSS para a maior parte dos usuários. 

- Continua após a publicidade -

Se levarmos em conta o custo do hardware atualmente no Brasil, uma provável RTX 3050 poderia fornecer novas tecnologias por um preço mais atrativo aos consumidores que não necessitam do poder de fogo de uma RTX 3070, por exemplo .

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, Guru3D
  • Redator: João Cardoso

    João Cardoso

    Jogador não mais tão assíduo quanto já foi, mas que vive experiências desde o Atari 2600 e fliperamas. Começou sua jornada no mundo dos hardwares em 2004 e a partir de então começaram buscas cada vez mais aprofundadas sobre tecnologia em geral. Eterno azarado da loteria do silício.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.