Créditos: Divulgação | Cooler Master

Cooler Master apresenta ML360 Sub-Zero com tecnologia de resfriamento Peltier

Tecnologia Intel Cryo Cooling Techonology promete minimizar as desvantagens do efeito Peltier
Por João Cardoso 10/11/2020 21:25 | atualizado 10/11/2020 21:26 Comentários Reportar erro

A Cooler Master está apresentando o MasterLiquid ML360 Sub-Zero, utilizando um sistema de resfriamento termoelétrico (Thermoeletric Cooling – TEC). Esta solução é bastante conhecida como “cooler Peltier” ou, simplesmente, “Peltier” no Brasil.

Este nome é derivado do efeito Peltier. De forma simplificada, trata-se basicamente de uma “pastilha” com um lado quente e outro frio, transportando o calor de um lado para outro, sendo que é bastante notável por suas capacidades de refrigeração (e também por alguns pontos negativos como possível condensação ou alto consumo elétrico).


Esquema de uma pastilha Peltier. Fonte: Wikipedia

 

Trabalhando em colaboração com a Intel, o ML360 Sub-Zero irá utilizar esta tecnologia em conjunto com a “Intel® Cryo Cooling Techonology” visando atingir temperaturas de resfriamento menores que a temperatura ambiente, e mitigando desvantagens do processo de resfriamento, atendendo uma crescente parcela de gamers e power users. Assim, esta parceria deverá promover uma excelente solução no que diz respeito ao resfriamento do CPU, permitindo maior margem de overclock com menores voltagens e maior estabilidade. Com estes benefícios e tecnologia, os entusiastas poderão elevar o desempenho do seu hardware ao limite, seja em jogos ou criação de conteúdo. 

A solução da Cooler Master vem com um bloco integrado a um Peltier, combinados a uma bomba de 2ª geração, capaz de atingir temperaturas na CPU jamais vistas em outras soluções All-in-One (AIO) existentes. E para fazer o resfriamento não só do calor gerado pelo CPU, mas também do Peltier, esta nova bomba trabalhará com um radiador de 360mm.

- Continua após a publicidade -

A utilização da Intel® Cryo Cooling Technology busca justamente minimizar o problema de condensação inerente da solução de resfriamento utilizada (a condensação ocorre justamente porque a parte fria do Peltier atinge temperaturas abaixo da temperatura ambiente).

Para isso, serão empregados algoritmos, softwares e monitoramento do hardware, tornando esta solução adequada também para o gamer mais casual. Com um design compacto, isolamento mínimo, monitoração do ambiente e um controle inteligente, os usuários serão capazes de extrair o limite de performance com risco mínimo de condensação, inclusive por tempos prolongados de uso. Este controlador também será capaz de otimizar o consumo de energia, mesmo durante baixas cargas, além de promover maior segurança e medidas de proteção para garantir a estabilidade e performance do sistema.

Características do Cooler Master MasterLiquid ML360 Sub-Zero:

  • Bomba de 2ª Geração – Bomba aprimorada para entregar maior fluxo do fluído de resfriamento para uma troca de calor excepcional;
  • Resfriamento termoelétrico integrado capaz de atuar rapidamente a variações de carga na CPU, promovendo resfriamento de forma eficiente e eficaz;
  • Intel® Cryo Cooling Technology –  Uma combinação proprietária da Intel, composta por hardware, software e firmware projetados especialmente para desencadear uma performance ímpar para gamers, overclockers e criadores de conteúdo;
  • Aplicativo de fácil utilização – Um aplicativo amigável e de fácil utilização permitirá ajustar a performance da solução de resfriamento de forma fácil e rápida;
  • Radiador de 360mm – Uma maior área, combinada com três ventoinhas SF120 para dissipar o calor de forma rápida e eficiente.

- Continua após a publicidade -

O canal Linus Tech Tips teve a oportunidade de realizar testes com este novo produto e os resultados foram, de fato, melhores que soluções já presentes no mercado se tratando de jogos. Entretanto, ao passar por testes de carga mais extensos (neste caso, no Blender), as temperaturas apresentadas não foram tão animadoras em relação a um Corsair H150i 360mm. É importante notar que esta é uma primeira incursão da Cooler Master envolvendo Peltier e uma solução AIO, já pronta para o consumidor final utilizar.

Fonte: Guru3D
Tags
  • Redator: João Cardoso

    João Cardoso

    Jogador não mais tão assíduo quanto já foi, mas que vive experiências desde o Atari 2600 e fliperamas. Começou sua jornada no mundo dos hardwares em 2004 e a partir de então começaram buscas cada vez mais aprofundadas sobre tecnologia em geral. Eterno azarado da loteria do silício.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.