Créditos: Reprodução/Adrenaline (Montagem)

Saiba os motivos da Twitch estar banindo Neymar, YoDa e outros grandes nomes

Empresa se tornou mais rigorosa na verificação de Copyright e conteúdos sensíveis
Por Mariela Cancelier 10/11/2020 11:16 | atualizado 10/11/2020 11:16 Comentários Reportar erro

Nos últimos meses, a Twitch passou a ser mais exigente em relação à reivindicação de direitos autorais na plataforma - Digital Millennium Copyright Act (DMCA), o que levou ao banimento de vários streamers por usarem músicas de fundo com Copyright. A reprodução de uma trilha sonora "não autorizada" durante as lives fez com que vários VoDs (vídeo sob demanda) fossem derrubados ou uma punição fosse aplicada ao streamer. Por conta das mudanças, vários nomes conhecidos do meio estão começando a levar bans "do nada", mas há uma explicação.

Diretrizes de DMCA na Twitch são as mesmas desde 2018

A Twitch alertou seus usuários há algumas semanas sobre sua nova abordagem em relação ao uso de músicas, e até mesmo disponibilizou uma ferramenta (ainda em Beta e que não funciona muito bem) para acabar com o problema. Entretanto, mesmo VoDs antigos com trilhas sonoras deletados pelos streamers são puníveis de banimento, e muitos deles estão reclamando pela perda "inútil" esse conteúdo. É o caso de Felipe "YoDa", ex-jogador profissional de League of Legends e um dos maiores streamers da Twitch.

Diretrizes para notificação da
Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital

YoDa foi banido no dia 5 de novembro durante uma transmissão ao vivo. Inicialmente, não se sabia qual era o motivo, mas o próprio streamer confirmou nas redes sociais que foi por Copyright. O ex-player também frisou que a plataforma fez isso mais uma vez "sem aviso", já que simplesmente deu ban no meio da live. YoDa alertou que "nossa região (Brasil) está sozinha" por conta do descaso da empresa em relação a discussões recentes como bans, monetização, reruns, etc.

- Continua após a publicidade -

O streamer DevinNash reclamou no Twitter que streamers ainda estão recebendo punições por DMCA em clipes/VODs excluídos. "Por quê? Eles ainda estão no servidor da Twitch, mesmo que você os exclua. Abaixo estão meus clipes excluídos. No entanto, aqui está um que eles armazenaram de 2016. Excluímos todo o nosso legado e o Twitch ainda não nos protegeu", desabafou.

Já o caso de Neymar não caracteriza banimento por Direitos autorais, mas por ter vazado sem querer o número de celular particular de outro jogador de futebol. Na noite dessa segunda-feira (9), o jogador de futebol do Paris Saint-Germain (PSG) decidiu ligar para seu amigo de profissão Richarlison, brasileiro que joga pelo Everton. Mas a ligação aconteceu enquanto Neymar estava transmitindo ao vivo e o número de seu companheiro da seleção apareceu nitidamente na tela da live. Por conta disso, o atleta foi banido por sete dias da plataforma. É o primeiro ban de Neymar desde sua estreia na Twitch, que aconteceu há um mês.

Outro streamer banido recentemente foi o ex-jogador de League of Legends Matheus "Mylon". O motivo do ban dessa vez também foi diferente: exibir nudez e violência em sua live. No último domingo (8), Mylon disse no Twitter que recebeu uma punição no dia 29 de outubro por tempo indefinido. O streamer também criticou a plataforma, já que as imagens reproduzidas em sua transmissão não eram intencionais; o ex-player estava assistindo um vídeo de terceiros quando as cenas "proibidas" apareceram e surpreenderam ele.

- Continua após a publicidade -

Em uma publicação, o streamer explica que o acontecido não foi intencional, e que a Twitch o tratou de maneira desproporcional. Na defesa para retirar o ban, Mylon diz que teve que se defender de algo que ele não fazia ideia do que era, já que quem aplicou a punição não era da staff brasileira da empresa. "O problema é, o finalzinho do vídeo não tem absolutamente nenhum sentido (literalmente os últimos segundos): DO NADA na tela aparece imagens do Hitler, de ossos humanos, de uma cabeça fake decepada e de crianças desnudas. NÃO são imagens que eu queria ver. NÃO são imagens que eu queria ter mostrado para ninguém e muito menos à minha stream", desabafou Mylon.

Fonte: Globo Esporte, Mais Esports, Twitch
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.