Créditos: TechRadar

SSD do Xbox Series X suporta PCIe 3.0 e PCIe 4.0, diz Western Digital

A empresa falou que o console de nova geração usa uma versão modificada do SSD SN530 para trabalhar com o novo padrão da tecnologia

Após o YouTuber brasileiro Rato Borrachudo revelar o modelo de SSD utilizado no Xbox Series X, a fabricante Western Digital, responsável pelo componente, comentou oficialmente sobre o assunto. Em um comunicado enviado ao site Tweaktown, a empresa disse que o componente de armazenamento usado no console também funciona com o padrão PCIe 4.0.

Segundo a companhia, o console utiliza mesmo o SSD PCIe 3.0 Western Digital SN530 no padrão M.2 2230, como informamos aqui, mas a versão vendida para a Microsoft traz modificações. Segundo a fabricante, o produto conta com um circuito integrado de aplicação especifica (ASIC) com suporte para PCIe Gen3 x4 e PCIe Gen4 x2.


(Imagem: Rato Borrachudo/Twitch)

A listagem do modelo padrão do Western Digital SN530 mostra que o componente opera com PCIe 3.0 na velocidade 2,4 GB/s, o que bate com o desempenho de leitura de dados brutos divulgado pela Microsoft. Com PCIe 4.0 x2, o produto também suporta transferências de até 3,9 GB/s, segundo o Tweaktown

Segundo dados divulgados pela Microsoft, o desempenho do SSD também sobe para 4,8 GB/s quando o dispositivo está usando compressão. As otimizações da arquitetura Xbox Velocity também permitem o uso de recursos como o Quick Resume, que permite retornar ao gameplay em segundos nos jogos compatíveis.

O suporte para PCIe 4.0 no componente era esperado porque a Microsoft disse anteriormente que o SSD de 1 TB do console utilizaria a tecnologia. Além disso, o cartão SSD externo feito pela Seagate também conta com suporte para o padrão mais avançado.

- Continua após a publicidade -

A Microsoft ainda não comentou detalhes técnicos sobre o SSD interno utilizado no Xbox Series X. O componente é instalado de maneira similar ao que acontece no PC, sem a utilização de solda, o que facilita a troca do componente em caso de problemas.

Guia completo sobre SSDs

O Xbox Series X será lançado no Brasil amanhã, 10 de novembro e tem preço sugerido de R$ 4.599. A Microsoft também comercializa no Brasil o Xbox Series S, console focado em custo-benefício que custa R$ 2.799.

Fonte: Tweaktown
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.