Créditos: Adrenaline

Microsoft quer comprar um estúdio de games japonês, indica novo rumor

A empresa por trás da Xbox fez uma série de aquisições nos últimos anos, incluindo a Bethesda

A Microsoft adquiriu recentemente a Zenimax, empresa por trás da Bethesda, por mais de US$ 7 bilhões, mas a dona da Xbox não deve parar por aí. Segundo rumores vindos da agência de notícias Bloomberg, a Microsoft está interessada na aquisição de um estúdio japonês.

Segundo as informações, a companhia está averiguando a possível compra de um estúdio e também está negociando com empresas japonesas para reforçar o catálogo de jogos nipônicos do Xbox. O objetivo da companhia é ganhar espaço no cobiçado mercado japonês, onde o Xbox One foi um fracasso.


Nioh 2 é um jogo da Koei Tecmo disponível somente para o PlayStation 4. (Imagem: Koei Tecmo/Reprodução)

A reportagem não menciona quais estúdios estariam na mira da Microsoft, mas diz que a empresa entrou em contato com desenvolvedoras de pequeno e grande porte. O representante da Xbox na Ásia disse que a empresa não possui anúncios atualmente, mas está aberta para aquisições e parcerias de negócio.

A reportagem também menciona que a Microsoft entrou em contato com a Koei Tecmo para fechar uma parceria. Um representante da publisher disse à agência de notícias que a firma lançará mais títulos para o Xbox Series X e S caso a gigante de Redmond continue demonstrando interesse no mercado japonês.

Foco no Xbox Series S

De acordo com a Bloomberg, a principal arma da companhia para o mercado japonês é o Xbox Series S. Segundo a agência de notícias, o tamanho compacto do dispositivo pode ser um diferencial na nova geração, já que as moradias no Japão são pequenas e o PS5 e Xbox Series X não economizam no espaço.

- Continua após a publicidade -

No dia 10 de novembro, quando a nova geração será lançada, o Xbox Series X e S receberão Yakuza Like a Dragon, mais nova produção da franquia que é popular no Japão. A Microsoft também conta com o Xbox Game Pass, que traz um catálogo vasto de jogos e está recebendo cada vez mais produções feitas por estúdios japoneses.

Segundo a Bloomberg, a Microsoft quer aproveitar um "vácuo" que está sendo deixado pela Sony no mercado japonês. A dona do PlayStation está focando cada vez mais suas atenções no mercado americano, e "os fãs japoneses começaram a notar isso", de acordo com a agência de notícias.

Ainda assim, especialistas apontam que a Microsoft vai enfrentar dificuldades e possivelmente não conseguirá tanta adesão no mercado japonês logo de cara. "A Microsoft não será capaz de assumir a posição da Sony como nº 2 no Japão tão cedo, mas pelo menos começou a fazer mudanças", explica Hideki Yasuda, analista da Ace Research Institute de Tóquio.

O Xbox Series X e S serão lançados globalmente amanhã, 10 de novembro, inclusive no Brasil. Enquanto o Xbox One demorou quase um ano para aparecer no Japão após seu lançamento nos Estados Unidos, a nova linha de consoles chegará ao país asiático simultaneamente com os outros locais do mundo. 

Fonte: Bloomberg
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.