Créditos: Rato Borrachudo

SSD do Xbox Series X é um modelo PCIe 3.0 M.2 de 2400MB/s da WD [+Update]

O youtuber Rato Borrachudo abriu o console e exibiu o formato de armazenamento

Atualização: em um comunicado enviado ao site Tweaktown, a fabricante Western Digital disse que o Xbox Series X utiliza uma versão modificada do SSD WD SN530. Segundo a companhia, o dispositivo presente no console suporta tanto PCIe 3.0 quanto PCIe 4.0.

 

Texto original (08/11): As especificações do armazenamento interno do Xbox Series X foram confirmadas e o console utiliza um SSD da Western Digital similar ao que temos no PC. O youtuber Rato Borrachudo desmontou o dispositivo em uma transmissão na Twitch e exibiu em detalhes o componente de armazenamento, que segue o formato M.2 e, surpreendentemente, utiliza o padrão PCIe 3.0.

Guia completo sobre SSDs

Enquanto a maioria dos SSDs para PC utilizam o formato 2280, o dispositivo utilizado no Xbox Series X vem no tamanho 2230, que é bem compacto e, ainda assim, traz 1 TB de espaço de armazenamento. O dispositivo não é soldado, como acontece no PS5, o que permite realizar a troca do componente.


(Imagem: Rato Borrachudo/Twitch)

- Continua após a publicidade -

Apesar de não ser soldado, o produto está bem escondido. Além de ser parafusado como qualquer SSD M.2, o dispositivo conta com uma cobertura metálica e que possui pasta de resfriamento em ambos os lados. Com isso, o processo de alcançar o componente não é para qualquer um.

Performance do SSD do Series X

Em relação ao desempenho, o SSD do Xbox Series X é fabricado pela Western Digital e é um modelo OEM, que só é vendido para empresas. Segundo as informações presentes na etiqueta, o console utiliza o WD SN530, modelo NVMe no padrão PCIe 3.0.

A presença do PCIe 3.0 é um fator bastante surpreendente, já que o sistema suporta o padrão mais recente PCIe 4.0. A empresa também utiliza a tecnologia no cartão de armazenamento externo da Seagate, que também já foi desmontado.


Página do SN530 no site da Western Digital. (Imagem: Western Digital/Captura de tela)

Segundo a tabela de especificações presente no site da Western Digital, o SSD presente no Xbox Series X conta com velocidade de até 2.400 MB/s de leitura e escrita de 1.950 MB/s. No Xbox Series X, o dispositivo alcança até 4.800 MB/s utilizando técnicas de compressão e a arquitetura Velocity, que permite a existência de recursos como o Quick Resume.

- Continua após a publicidade -

O SSD da Western Digital também conta com durabilidade de 400 TBW (Terabytes Written). Um modelo com 100 TBW consegue funcionar por cinco anos sem apresentar problemas com uma alta carga de gravação de 50 GB por dia. Ou seja, o componente presente no Xbox Series X é bastante resistente. 

A presença de um SSD aos moldes do que usamos no PC pode ser um bom sinal para quem pretende fazer upgrades de armazenamento no Xbox Series S e X. Até o momento, porém, a Microsoft não comentou oficialmente sobre o assunto.

A única forma de expandir o armazenamento dos consoles que foi anunciada até agora é um cartão SSD da Seagate que possui 1 TB de armazenamento. O problema do dispositivo é o preço: o produto já foi listado aqui no Brasil por cerca de R$ 2 mil e é vendido lá fora por US$ 220.

O SSD externo do Xbox Series X é fabricado pela Seagate, enquanto o modelo interno é feito pela Western Digital. Como a arquitetura Velocity pode ser aplicada com uma API, pode ser que mais empresas lancem dispositivos de armazenamento para os consoles, o que pode ajudar a diminuir os preços a longo prazo.

Guia completo sobre SSD - Tecnologias, formatos, capacidade, testes, preços e mais

Guia completo sobre SSD - Tecnologias, formatos, capacidade, testes, preços e mais
De informações técnicas a comparativos entre modelos antigos e novos com atualizações constantes

Via: Western Digital, Rato Borrachudo
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.