Índice do Artigo

Playstation

Sony confirma que PS5 não vai suportar expansão de SSD no lançamento

Segundo a Sony, o PS5 pode carregar mundos virtuais muito mais rápido do que nunca, graças a um dos SSDs mais rápidos já feitos. Entretanto, a empresa confirmou ao site The Verge que o armazenamento em SSD do PlayStation 5 ainda não será expansível no primeiro dia do console. 
 
Enquanto o PS5 apresenta um slot interno dedicado que pode, teoricamente, caber SSDs M.2 no formato padrão e uma maneira fácil de acessá-lo, o slot aparentemente será desativado fora da caixa. “[Isto] está reservado para uma atualização futura,” disse a Sony ao The Verge.

YouTube/Reprodução

Essa questão já é um tanto antiga. O arquiteto de hardware do PlayStation Mark Cerny passou vários minutos falando sobre o recurso de expansão de armazenamento SSD como parte de sua prévia técnica em março, mas ele também disse na época que o suporte provavelmente seria “um pouco passado” do lançamento. (Veja de 20:00 a 23:30 no vídeo abaixo.)

YouTube video

 


 

YouTube video

 

Por que a demora? Como Cerny explicou, nem todos os SSDs M.2 são rápidos o suficiente para acompanhar o PS5, finos o suficiente para caber na baia do SSD ou compatíveis com o controlador de E / S da Sony. Devido a isso, a Sony prometeu fazer testes de compatibilidade no final deste ano para não errar.
 
No mínimo, sugeriu Cerny, os SSDs de prateleira precisariam fornecer mais de 5,5 GB/s de largura de banda em uma conexão PCIe Gen4 e não ter um dissipador de calor gigante tão grande que não caberia na baia do PS5.

 

O The Verge afirmou ter entrado em contato com praticamente todos os fabricantes de stick drives PCIe 4.0 e nenhum deles foi capaz de dizer se seus drives vão realmente funcionar com o PS5. 

Dois sugeriram que o programa de teste de compatibilidade da Sony ainda não foi lançado. Vários estavam otimistas, porém, sugerindo que suas unidades deveriam atender aos requisitos da Sony.

PS Verso/Reprodução

Nesse ínterim, talvez você precise gerenciar o armazenamento interno do PS5 com cuidado. O drive SSD de 825 GB do PS5 pode vir com apenas 667 GB de armazenamento utilizável, de acordo com vazamentos. Compare isso com os requisitos de tamanho para alguns jogos de lançamento do PS5:
 

  • SackBoy: A Big Adventure: 32 GB
  • Spider-Man: Miles Morales: 50 GB
  • Spider-Man: Miles Morales Ultimate Launch Edition (inclui Spider-Man Remastered): 105 GB
  • Demon’s Souls: 66 GB
  • Call of Duty: Black Ops Cold War: 133 GB

Se você está planejando comprar todos esses jogos, a soma já ocuparia metade do seu armazenamento. E eles não são os únicos jogos que estarão disponíveis no lançamento.
 
Ainda assim, o armazenamento não será um problema exclusivo da Sony, já que a Microsoft também equipou SSDs nos Xbox Series X de 1 TB e Xbox Series S de 512 GB, que têm 802 GB e 364 GB de espaço, respectivamente. (O último é de acordo com um redditor canadense que comprou seu console antes, então não está totalmente confirmado.) 

 

A boa notícia é que todos esses consoles também suportam armazenamento externo USB, e a Sony confirmou ao The Verge que ele estará disponível no PS5 no primeiro dia. 

Cerny disse que é uma boa maneira de adicionar muitos jogos PS4 ao PS5, já que eles não precisam da velocidade mais rápida que o SSD pode desbloquear, e a Microsoft permitirá que você jogue jogos do Xbox One, Xbox 360 e OG Xbox a partir de armazenamento USB 3.1 também.

YouTube/Reprodução

Por fim, é importante avisar que se você está pensando que comprar um PS5 ou Xbox com espaço para mídia física significa que não precisará de todo esse armazenamento interno, não é o caso. 

Desde o PS4 e o Xbox One, a maioria dos grandes jogos baseados em disco exige que você os instale em uma unidade; o disco apenas evita que você baixe todos os bits.

 

YouTube video

Via: The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções