Créditos: Fossbytes

Especificações do PCI Express 6.0 serão finalizadas e lançadas em 2021

O novo padrão possui a largura de banda quatro vezes maior que o atual PCIe 4.0

A PCI-SIG (Grupo de Interesse Especial de Interconexão de Componentes Periféricos), empresa desenvolvedora da tecnologia PCI Express, anunciou algumas inovações para o PCIe 6.0. Eles conseguiram dobrar a largura de banda da tecnologia PCI Express e lançaram oficialmente, para os seus membros, as especificações do PCIe 6.0, Versão 0.7.

A nova tecnologia PCIe 6.0 conta com a incrível velocidade de transferência de dados de 64 GT/s, duplicando os 32 GT/s presentes nas especificações PCIe 5.0, que, por sinal, ainda não está presente nas placas disponíveis no mercado, sendo possível encontrar disponível apenas placas com as especificações PCIe 4.0, que contam com uma taxa de transferência de 16 GT/s.

Gráfico sobre a dobra da largura de banda

Além disso, o PCIe 6.0 conta com a presença da tecnologia PAM4 (Modulação por Amplitude de Pulso com 4 níveis) ao invés da antiga NRZ, que está presente no PCIe 5.0. O objetivo desta mudança de tecnologia é permitir uma maior movimentação de bits na mesma quantidade de tempo.

Para que isso ocorra, a PAM4 dobra o número de estados elétricos que uma única célula transmitirá, ou seja, ao invés de trabalhar com o tradicional sinal 0/1, ela utiliza 4 níveis de sinais, são eles: 00/01/10/11. Isso permite que sejam carregados o dobro de dados sem haver a necessidade de dobrar a largura de banda de transmissão.

Outra especificação do PCIe 6.0 é a presença da FEC (Correção de Erro de Encaminhamento de Baixa Latência) que trouxe mecanismos adicionais para melhorar a eficiência da largura de banda.

- Continua após a publicidade -

Novidades na tecnologia PCI Express 6.0

Levando em consideração o lançamento das versões anteriores, e se tudo ocorrer como o esperado, a nova tecnologia será finalizada no segundo semestre de 2021, mas só deve chegar nas placas em 2023 ou 2024, pois ainda estamos no aguardo da chegada das placas com as especificações PCIe 5.0.

Vale destacar que a tecnologia PCIe 6.0 possui compatibilidade com todas as especificações das gerações e versões anteriores.

Para quem tiver interessado em explorar mais a tecnologia PCIe 6.0, a PCI-SIG disponibiliza para os seus membros e não-membros um webinar com detalhes mais profundos sobre as especificações PCIe 6.0.

Fonte: PCI-SIG, Guru3D, Tom's Hardware, AnandTech
Assuntos
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.