Créditos: Reprodução/Mariela Cancelier

Valve anuncia Steam Playtest para facilitar acesso aos games em fase de teste

Novo sistema da Steam permitirá que desenvolvedores convidem jogadores direto na página dos jogos

A Valve criou uma nova ferramenta chamada Steam Playtest para facilitar o teste de games em acesso antecipado na plataforma. O recurso dá aos desenvolvedores a possibilidade de convidar jogadores antes do lançamento sem precisar chaves para fases Alpha ou Beta. Os interessados precisam apenas clicar em um botão dedicado na lista de um jogo na loja da Steam para solicitar o acesso e ser adicionado à fila. 

A imagem abaixo mostra como é o novo botão verde para testar o game - Request Acess ou Solicitar Acesso, em português. O jogo Total War: Elysium, como exemplo abaixo, está no período de teste com a ferramenta Playtest. O jogador que entrar na página de compra do game e ver esse botão, poderá clicar nele e aguardar a liberação para jogar o teste antecipado.   

O recurso vai mostrar aos desenvolvedores quantas pessoas têm acesso ao teste e quantas estão interessadas em se juntar ao período de avaliação e feedback. Também haverá uma métrica mostrando aos devs quantos jogadores foram convidados pessoalmente para o acesso antecipado. Esse registro de números pode ajudar os criadores a saberem mais sobre a popularidade do game e também agregar mais players no aceso antecipado, uma vez que o sistema é mais simples.  


Quando o teste é finalizado, o botão de solicitação é removido da página do game na Steam e o jogo também é removido da biblioteca do usuário. De acordo com a Valve, esse novo sistema não deverá substituir o já existente Steam Early Acess, mesmo que a nova maneira seja muito mais prática, tanto para os usuários, quanto para os criadores do game. Isso porque o Steam Early Access também poderá ter uma versão Playtest.

- Continua após a publicidade -

Os Playtests não suportam comércio ou monetização, games nessa condição são exclusivos para testar o jogo e auxiliar no feedback dos desenvolvedores. Segundo a Valve, a novidade Steam Playtests está em fase beta e suas ferramentas estão sujeitas a alterações. Caso você seja um desenvolvedor e queira experimentar o recurso Playtest em seu jogo, é possível preencher um formulário de contato com a Valve.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.