Índice do Artigo

PC Games

Valve anuncia Steam Playtest para facilitar acesso aos games em fase de teste

Valve anuncia Steam Playtest para facilitar acesso aos games em fase de teste
Créditos: Reprodução/Mariela Cancelier

A Valve criou uma nova ferramenta chamada Steam Playtest para facilitar o teste de games em acesso antecipado na plataforma. O recurso dá aos desenvolvedores a possibilidade de convidar jogadores antes do lançamento sem precisar chaves para fases Alpha ou Beta. Os interessados precisam apenas clicar em um botão dedicado na lista de um jogo na loja da Steam para solicitar o acesso e ser adicionado à fila. 

A imagem abaixo mostra como é o novo botão verde para testar o game – Request Acess ou Solicitar Acesso, em português. O jogo Total War: Elysium, como exemplo abaixo, está no período de teste com a ferramenta Playtest. O jogador que entrar na página de compra do game e ver esse botão, poderá clicar nele e aguardar a liberação para jogar o teste antecipado.   

O recurso vai mostrar aos desenvolvedores quantas pessoas têm acesso ao teste e quantas estão interessadas em se juntar ao período de avaliação e feedback. Também haverá uma métrica mostrando aos devs quantos jogadores foram convidados pessoalmente para o acesso antecipado. Esse registro de números pode ajudar os criadores a saberem mais sobre a popularidade do game e também agregar mais players no aceso antecipado, uma vez que o sistema é mais simples.  


Quando o teste é finalizado, o botão de solicitação é removido da página do game na Steam e o jogo também é removido da biblioteca do usuário. De acordo com a Valve, esse novo sistema não deverá substituir o já existente Steam Early Acess, mesmo que a nova maneira seja muito mais prática, tanto para os usuários, quanto para os criadores do game. Isso porque o Steam Early Access também poderá ter uma versão Playtest.

Os Playtests não suportam comércio ou monetização, games nessa condição são exclusivos para testar o jogo e auxiliar no feedback dos desenvolvedores. Segundo a Valve, a novidade Steam Playtests está em fase beta e suas ferramentas estão sujeitas a alterações. Caso você seja um desenvolvedor e queira experimentar o recurso Playtest em seu jogo, é possível preencher um formulário de contato com a Valve.

Via: The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções