Créditos: Gigabyte

Gigabyte lança placas da série RTX 3080 e RTX 3090 com refrigeração líquida

Novos modelos maximizam o desempenho e inovam com o sistema de detecção de vazamento
Por Amanda Favaro 04/11/2020 20:36 | atualizado 04/11/2020 21:09 Comentários Reportar erro

A Gigabyte anunciou ontem quatro novos modelos de placas de vídeo da série GeForce RTX 30, que são baseadas na nova arquitetura Ampere da NVIDIA, a novidade nestes modelos é a presença de refrigeração líquida, que tem como principais objetivos maximizar o desempenho da placa, mantê-la estável e com uma longa vida útil.

Os novos modelos abrangem apenas as RTX 3080 e RTX 3090 e são divididos em duas categorias, os que possuem apenas o bloco de água acoplado a placa, permitindo assim ao usuário adicionar uma nova placa de vídeo ao seu sistema de refrigeração líquida customizado, e os que possuem o sistema de refrigeração líquida completo e selado – também chamados de sistema all in one (AIO) – trazendo praticidade e liberdade ao usuário que deseja apenas ter uma placa de vídeo com refrigeração líquida, sem a necessidade de ter um sistema de refrigeração líquida customizado.

AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE 10G

Os modelos que possuem apenas o bloco de água são a AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE WB 10G e a AORUS GeForce RTX 3090 XTREME WATERFORCE WB 24G. Já os modelos com o sistema de refrigeração líquida completo e selado (AIO) são a AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE 10G e a AORUS GeForce RTX 3090 XTREME WATERFORCE 24G.

Uma das principais novidades destes novos modelos é a presença de um sistema que detecta a existência de vazamentos de líquido de arrefecimento. Afinal, uma das grandes preocupações de quem coloca um sistema de refrigeração líquida, é a possibilidade de ocorrer um vazamento que danifique o computador. Com esta novidade trazida pela Gigabyte, a placa de vídeo irá piscar os seus LEDs ao primeiro sinal de vazamento, dando a oportunidade de o usuário tomar as medidas necessárias para evitar um dano maior ao computador.

Outra novidade destes modelos é a otimização do espaço disponível para o fluxo de líquido de arrefecimento, com estas mudanças realizadas pela Gigabyte, agora a transferência de calor entre a placa de vídeo e o bloco de água se tornou mais rápida e eficiente, ocasionando uma melhora nas temperaturas destes modelos.

AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE WB 10G

Como já de costume nas placas de vídeo da linha AORUS, estes novos modelos contam um design arrojado e com a presença de LEDs RGB customizáveis na frente, nas laterais e na parte de cima das placas.

Até o momento, não foi anunciado pela Gigabyte o preço e nem quando estes novos modelos estarão disponíveis.

Fonte: Tom's Hardware, Gigabyte
Tags
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.