Créditos: Divulgação/ 3DMark

3DMark ganha teste em Ray Tracing DirectX 12 com suporte para GeForce RTX e Radeon RX 6000

O update pode ser baixado via Steam e é gratuito para quem já tem o software

O benchmark 3DMark anuncia acaba de anunciar uma reformulação, que oferecerá suporte ao DirectX Ray Tracing. A plataforma oferece uma outra opção de teste de recursos, para uma melhor comparação entre as recentes GPUs anunciadas. O anúncio acontece duas semanas antes do lançamento da série AMD Radeon RX 6000.

Esse novo benchmark poderá ser usado para comparar as placas de vídeo da AMD e NVIDIA, principalmente no desempenho de Ray Tracing. O teste DirectX Ray Tracing é uma atualização gratuita, que estará disponível para quem já possui o software 3DMark. O update pode ser baixado via Steam.

As GPUs da AMD ainda não foram testadas, mas as da NVIDIA RTX 3080 já apareceram nos testes. Você pode conferir os resultados aqui, ou na imagem abaixo:

O próprio 3DMark fala em seu comunicado de imprensa que a AMD está encerrando o monopólio da NVIDIA em Ray Tracing. "Pela primeira vez, os jogadores terão a escolha de fornecedores de GPU ao comprar uma placa de vídeo com capacidade de Ray Tracing", afirma o comunicado.

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O objetivo é oferecer mais uma possibilidade de comparativos entre as novas gerações de placas de vídeo, comparando diretamente. O teste vai poder medir exclusivamente o recurso, tornando mais fácil fazer uma relação direta entre o desempenho dos hardwares. 

Segundo o 3DMark, o recurso de teste de DirectX Raytracing foi projetado para tornar o Ray Tracing o fator de limitação. Isso significa que, em vez de depender da renderização tradicional, toda a cena é rastreada e desenhada em uma passagem. O resultado final irá depender inteiramente do desempenho do Ray Tracing, o que vai permitir medir e comparar o desempenho do hardware exclusivamente nesse fator.

"Neste teste de recurso, os raios da câmera são traçados ao longo do campo de visão com pequenos deslocamentos aleatórios para simular um efeito de profundidade de campo. A taxa de quadros é determinada pelo tempo necessário para traçar e sombrear um determinado número de amostras para cada pixel, combinar os resultados com as amostras anteriores e apresentar a saída na tela. Você pode alterar a contagem de amostras para ver como isso afeta o desempenho e a qualidade visual. A resolução de renderização é 2560 × 1440."
- Comunicado 3DMark

"Neste teste de recurso, os raios da câmera são traçados ao longo do campo de visão com pequenos deslocamentos aleatórios para simular um efeito de profundidade de campo. A taxa de quadros é determinada pelo tempo necessário para traçar e sombrear um determinado número de amostras para cada pixel, combinar os resultados com as amostras anteriores e apresentar a saída na tela. Você pode alterar a contagem de amostras para ver como isso afeta o desempenho e a qualidade visual. A resolução de renderização é 2560 × 1440."
- Comunicado 3DMark

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A AMD vai começar a distribuir suas GPUs Radeon RX 6000 Series em 18 de novembro. A partir dessa data será possível ter novos resultados entre as GPUs de nova geração, feitos exclusivamente pelo desempenho do Ray Tracing. 

Via: VideoCardz
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

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