Créditos: Reprodução/Full Sail University

Full Sail University promove torneio de LoL com premiações e mentorias no setor

Proposta visa apresentar empregos na indústria de entretenimento digital, como design, animação, 3D e mídias sociais

A indústria brasileira de jogos eletrônicos é a maior da América Latina e a 13ª do mundo. Desde 2019, pelo menos 2.396 vagas de trabalho foram criadas nesse segmento no país, de acordo com levantamento do START baseado nos dados do Vaggas BR (perfil no Twitter dedicado à divulgação de vagas nos setores de eSports). O número abrange empregos, estágios e serviços de freelance, sendo São Paulo a cidade com mais oportunidades (52,5%), seguida por Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Por conta disso, a universidade Full Sail University, da Florida, resolveu realizar no Brasil o e-Sports Tournament LoL 5v5, competição virtual de League of Legends que também irá oferecer o Crash Course in the E-Sports Industry, um curso de mentoria para quem estiver interessado em trabalhar no setor de jogos eletrônicos. O objetivo é oferecer conhecimento formal da indústria dos jogos digitais para os alunos brasileiros, uma oportunidade de entender melhor o mercado na prática.

Além da mentoria (que é opcional), os inscritos no campeonato também vão disputar por prêmios. O time vencedor da competição ganhará: cinco (5) HeadSets Sennheiser Gamer (modelo GSP 370), uma (1) Cadeira Gamer DXRacer e certi­cado digital de Participação no Crash Course in the e-Sports Industry para todos os integrantes.

e-Sports Tournament LoL 5v5
Link de inscrição via GamerXP Arena

Todos os inscritos receberão acesso às mentorias do Crash Course in the E-sports Industry. As mentorias serão ministradas por instrutores da Full Sail University, pela plataforma Zoom, em inglês e sem tradução para português. Um certificado de participação será dado a todos os que assistirem à todas as mentorias. A participação nas mentorias não é obrigatória para que os inscritos participem do torneio.

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Regras e calendário do torneio:
- Número de participantes: 5 integrantes para cada time 
- Data: 5 e 12 de dezembro
- Cronograma: de 1º a 31 de outubro serão feitas as parcerias com escolas e instituições
- 1º a 30 de novembro: cadastro dos grupos
- Mentorias e Etapa 1 do torneio: 5 de dezembro
- Mentorias e Etapa 2 do torneio: 12 de dezembro
-
Idade mínima para participação: 12 anos

Mentorias oferecidas (nomes dos cursos livremente traduzidos para português):
- Storytelling de games com o software Twine
- Game Art – Modelagem 3D 
- Carreiras em Games
- O cenário de Esports
- Negócios e Marketing em Games 
- Apresentação e transmissão de Esports

Todos que se inscreverem no torneio vão receber acesso ao Crash Course in the E-Sports Industry, além de competir. Todas as atividades serão virtuais.

 “Apesar de toda a movimentação financeira que a economia dos jogos digitais representa, poucas pessoas conhecem as carreiras que permeiam essa indústria e todas as possibilidades para quem quer trabalhar com jogos digitais [...]”
-
 Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

 “Apesar de toda a movimentação financeira que a economia dos jogos digitais representa, poucas pessoas conhecem as carreiras que permeiam essa indústria e todas as possibilidades para quem quer trabalhar com jogos digitais [...]”
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 Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

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O mercado de Esport no Brasil
Estima-se que, na quarentena, houve um aumento de 30% na receita. Em 2020, no Brasil, mais de 20 milhões já são simpatizantes dos jogos eletrônicos e com toda essa admiração o e-Sports deve chegar na casa do R$ 1 bilhão, segundo o instituto de pesquisa internacional Newzoo, Tais números são apenas um dos muitos sinais de que a quarentena global está sendo uma verdadeira "perfect storm" para que games e e-sports realmente se tornem mainstream e mostrem, aos poucos céticos que podem competir de igual para igual com qualquer outra indústria de entretenimento.

No mundo, o setor movimenta mais de US$ 120 bilhões e cresceu 80% durante a pandemia da COVID-19. De acordo com isso, espera-se um alto crescimento na movimentação no mercado de games em 2021, chegando perto de US$ 124,8 bilhões e, consequentemente, aumento das vagas de trabalho.

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

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