Créditos: Reprodução/ TechSpot

GPUs Nvidia Ampere e Xbox Series X estão apresentando bug no HDMI 2.1

A tela fica preta quando a configuração é colocada em 4K a 120Hz

Um novo relatório do site Heise, uma agência de notícias alemã, está informando sobre problemas na saída HDMI 2.1 das placas da Nvidia Ampere e no Xbox Series X. Alguns usuários tiveram uma tela preta quando configuraram suas máquinas para imagens em 4K 120Hz. 

Relatório original

O problema foi registrado como um bug nas saídas HDMI 2.1 em receptores AV selecionados. Isso porque essa situação está afetando especificamente os chips HDMI 2.1 da Panasonic. Isso acontece quando eles são colocados em receptores AV Denon, Marantz e Yamaha. Pelo menos até o momento apenas esses equipamentos tiveram esse bug.

Quando as GPUs Ampere da Nvidia, ou os novos Xbox Series X são combinados com essas especificações - por algum motivo que ainda não foi descoberto -, acontece um erro. O resultado é a tela preta. Esse parece ser um bug bastante específico, que deve afetar apenas alguns usuários.

A mesma combinação foi feita usando um PlayStation 5, para testes, e tudo correu bem. Parece ser um problema de hardware que deve ser corrigido em breve. No momento, a solução mais fácil é baixar a resolução. Jogando em opções menores o erro não é apresentado.

- Continua após a publicidade -

Outra possibilidade, que permite jogar na capacidade de resolução máxima, é fazer uma pequena troca nas conexões. Colocando o receptor de AV em uma porta eARC HDMI da TV e, conectar o dispositivo que estiver apresentando o erro a uma TV, parece corrigir o problema. Possivelmente porque o receptor AV fica responsável apenas por lidar com o processamento de áudio, enquanto a TV faz o resto.

Uma vez que o erro é detectado, fica mais fácil de ser corrigido. Segundo o site Tom's Hardware, a Panasonic deve estar fabricando novos chips HDMI 2.1, que não irão apresentar esse bug, em meados de 2021. As próximas unidades distribuídas não devem ter os mesmos problemas.

Apesar disso ser uma boa notícia, também significa que o usuário que já possui o modelo vai precisar substituir seu receptor AV, caso sua unidade estiver apresentando o problema. Enquanto isso não acontece é possível continuar usando as soluções mencionadas acima. Ainda não há um comunicado oficial falando sobre o erro por nenhuma das empresas mencionadas e não há menção sobre um possível suporte à estes usuários que serão lesados.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.