Índice do Artigo

PC Games

Placas de vídeo Radeon RX 6000 terão ganho de desempenho combinadas com Ryzen 5000

Placas de vídeo Radeon RX 6000 terão ganho de desempenho combinadas com Ryzen 5000
Créditos: Divulgação | AMD

Aconteceu ontem o evento de anúncio das novas placas de vídeo Radeon RX 6000 da AMD e, com elas, a empresa apresentou uma nova tecnologia que promete aumentar o desempenho do sistema caso ele conte também com um processador Ryzen 5000. O recurso se chama  Smart Access Memory e, para entregar o resultado prometido, melhora a transferência de dados entre a CPU e a GPU.

Você também precisará de uma placa-mãe da série 500!

Uma ressalva nessa novidade é que, além de uma Radeon RX 6000 e Ryzen 5000, também é necessário tem uma placa-mãe da série 500, que receberá uma atualização de BIOS que disponibilizará o Smart Access Memory. A AMD não deu todos os detalhes dessa tecnologia até o momento, mas sabemos como ela funciona no geral.

Ao ativar o Smart Access Memory na vBIOS da Radeon RX6000 e na BIOS da placa-mãe, a CPU e a GPU ganharão acesso total à memória uma da outra. Isso, por sua vez, maximizará o desempenho de transferência de dados entre a CPU e os 16 GB de VRAM na placa da GPU.

De acordo com a AMD, a CPU e a GPU geralmente são restritas a uma “abertura” de 256 MB para transferências de dados. Isso acaba limitando o desempenho do sistema. Porém o Smart Access Memory remove essa limitação, fazendo com que as velocidades de transferência de dados fiquem mais rápidas.

Como o Tom’sHardware menciona, “mover dados sempre custa mais energia do que realmente executar operações de computação com eles, portanto, a simplificação do processo resulta em melhor desempenho e maior eficiência de energia”.

O novo Infinity Cache também aproveita os caminhos de dados redesenhados para maximizar o desempenho. Ele aumenta a escala de desempenho por clock conforme a frequência aumenta em grande parte porque a GPU estaria menos restrita a limites de largura de banda de memória externa. A AMD afirma que ele equivale a um aumento de 10% na eficiência de energia e dobra a largura de banda (aumento de 117%) com menor consumo de energia do que a memória tradicional.

As placas Radeon RX 6000 também suportarão a API DirectStorage, que reduz os tempos de carregamento de jogo, e é possível que isso também possa se beneficiar do recurso Smart Memory Access.

A AMD diz que os desenvolvedores terão que otimizar os jogos para o recurso Smart Memory Access. Então, pode demorar um pouco mais para vermos esse recurso fazendo diferença na prática.

YouTube video

Via: Tomshardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções