Créditos: Android Central

Controle do PS5 funciona (mais ou menos) com PC e dispositivos Android

DualSense até funciona, mas perde alguns de seus principais recursos

Com o lançamento do PS5 cada vez mais próximo, algumas pessoas da mídia especializada já estão recebendo para testes exemplares do console e de seu controle, o DualSense. Uma dessas pessoas foi Austin Evans, no YouTube, que já correu pra testar o periférico em outros dispositivos fora o PS5. Segundo Evans, o controle pode ser usado no PC e em dispositivos Android, diretamente da caixa, sem "gambiarras".

Mas o funcionamento não é perfeito. Tanto ligado ao computador (via cabo) ou a um celular Android (via Bluetooth), o DualSense perde alguns de seus principais recursos, como o feedback háptico e gatilhos adaptativos. Ironicamente, Evans até o usa o controle do PS5 para jogar Forza pelo Xbox Game Streaming no celular.

Apenas como curiosidade, o youtuber tenta ligar o controle também num Xbox Series X, o que obviamente não funciona. No PS4 o controle também não é suportado, sendo reconhecido apenas como um microfone. O posicionamento oficial da Sony sobre o DualSense é que ele é compatível apenas e unicamente com o PS5, e por enquanto não há previsões de updates de firmware ou algo do tipo para estender sua compatibilidade.

Vale lembrar que a Valve criou um sistema de compatibilidade com o controle do PS4 para o PC pela Steam, então é bem possível que a dose se repita para o DualSense.

O vídeo de Evans traz também outros detalhes bem interessantes sobre o controle. Ele nota que o corpo do controle é texturizado para o conforto das mãos, e que cada pequeno ponto da textura são as formas geométricas dos botões do controle.

- Continua após a publicidade -

Mas o youtuber vai além, e chega a abrir o DualSense para mostrar um pouco de suas partes internas, sem entrar em muitos detalhes. Dá pra reparar bem a dificuldade de abrir o controle, já que parte dele se quebra durante o processo, e podemos ver também o tamanho do sistema de vibração para oferecer o novo e mais avançado sistema de feedback presente nessa geração do console.

O PS5 e o DualSense chegam às prateleiras em 12 de novembro.

Fonte: XDA-Developers
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.