Créditos: Reprodução/ TechPowerUp

AMD Ryzen 5 5600X é a CPU mais rápida em single thread no PassMark

O processador passou pelo benchmark PassMark e alcançou melhores resultados
Por Ana Luiza Pedroso 23/10/2020 10:27 | atualizado 23/10/2020 10:27 Comentários Reportar erro

O Site VideoCardz acaba de revelar os resultados do benchmark PassMark para o processador AMD Ryzen 5 5600X. Os resultados colocam a CPU como a mais rápida em single thread. O modelo conseguiu atingir a 3495 pontos, ficando em primeiro lugar na tabela, comparada com outras opções concorrentes, mesmo as mais potentes da Intel, como o Core i9 10900K.

AMD Ryzen 5 5600X

Os resultados obtidos pela Ryzen 5 5600X são impressionantes. Ele ficou acima do Intel Core i9-10900K - que é a melhor opção da concorrente -, que marcou 3177 pontos. Isso significa que o núcleo Zen 3 da AMD é aproximadamente 10% melhor que os modelos concorrentes. Essa porcentagem pode variar dependendo de qual CPU estiver sendo comparada e também qual o benchmark usado.

Na tabela acima é possível ver os modelos que foram utilizados no comparativo. Todas as melhores opções disponíveis pela Intel estão presentes. Ainda assim, o Ryzen 5 5600X fica a frente. Vale lembrar que essa não é a CPU mais potente anunciado no último evento da AMD.

- Continua após a publicidade -

Na apresentação das novas CPUs, a AMD destacou que tem trabalhado para aprimorar o design do núcleo Zen. Os resultados do PassMark mostram que os esforços da empresa estão tendo resultado positivo no Zen 3. O benchmark classifica todas as CPUs testadas por desempenho multi thread e, single thread. Como destacado, a CPU Ryzen 5 5600X ficou em primeiro lugar, liderando a tabela atualmente. As outras opções ainda não foram classificadas pelo PassMark.

A CPU AMD Ryzen 5 5600X possui um design de seis núcleos, com 12 threads. A AMD destaca que ela tem um clock base de 3,7 GHz, mas pode aumentar a frequência dos núcleos para até 4,6 GHz no boost. Isso tudo mantendo o TDP de 65 Watts. Ela ainda possui 32 MB de cache L3 e 3 MB de cache L2.

Na apresentação das novas CPUs a AMD destacou que haveria um aumento de até 19%, em relação a concorrente Intel Core i5 10600K (gráfico acima). Parece que a empresa não estava exagerando. Em geral, o benchmark mostrou um desempenho pelo menos 10% superior a concorrência. Vale lembrar que pode haver algumas diferenças, dependendo dos testes realizados. 

A AMD apresentou ainda outras opções. Além do modelo que aparece nos testes, a empresa também anunciou o Ryzen 9 5950X, Ryzen 9 5900X e o Ryzen 7 5800X. Os produtos ainda não estão no mercado, eles vão começar a ser distribuídos a partir do dia 5 de novembro.  Teremos análise de todos os produtos em breve.

- Continua após a publicidade -

Caso tenha perdido as novidades, abaixo linkamos um "resumão", com tudo que você precisa saber sobre as novas CPUs da empresa.

Via: TechPowerUp Fonte: VideoCardz
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.