Créditos: PCGamesN

AMD parece estar preparando uma Navi 10 voltada para mineração

Código em atualizações do Linux pode ter revelado modelo ainda não anunciado de GPU

A AMD pode estar trabalhando numa nova versão de placa de vídeo baseada em Navi 10 especialmente voltada para a mineração de criptomoedas. O rumor vem do site Phoronix, especializado em assuntos Linux, e foi no sistema de código aberto que eles encontraram a informação. Segundo eles, uma linha no sistema descreve "navi10 blockchain SKU", o que indica justamente uma placa de vídeo baseada em Navi 10 para blockchain.

O site afirma ainda que os patches para Linux onde foi encontrado o código indicam que a placa vem com o Display Core Next (DCN) e Video Core Next (VCN) desativados, o que significa dizer que ela não vai suportar exibição de vídeo. É possível que o modelo não acompanhe conexões para display, o que é de se esperar numa GPU realmente voltada para mineração.

O timing da atualização provavelmente indica que o suposto modelo de placa de vídeo Navi 10 para blockchain chega só no ano que vem, ou quem sabe até depois. E pode ser ainda que nem existam - não seria a primeira vez que uma empresa começa a preparar o terreno para um novo produto, mas acaba desistindo ao longo do caminho. 

Esse é um dos primeiros rumores a respeito do suposto modelo, e parece ser o tipo de vazamento que é realmente uma descoberta, e não aqueles que servem para ajudar uma empresa a fazer hype. Isso significa, então, que não temos muitas informações além dessas sobre a suposta Navi 10 para mineração.

Depois de um "boom" na popularidade que abalou todo o mercado de hardware, a prática de minerar criptomoedas se estabilizou num grupo com um número de pessoas mais "gerenciável". Mas a cada novo lançamento de GPUs, a turma de mineradores assusta as fabricantes, que precisam tomar cuidados para evitar o esgotamento de seus estoques. Se os planos da AMD de conter a venda em volume pra essa galera funcionarem, talvez a empresa prepare um mercado interessante para si própria, com um lançamento subsequente de uma placa de vídeo voltara para esse pessoal que ainda não conseguiu suas Big Navi. Mas isso são especulações e conjecturas.

Fonte: Tom's Hardware, Phoronix
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.