Créditos: Reprodução/ TweakTown

Xbox Series X tem consumo de energia semelhante ao XBox One X

Testes de temperatura mostram que o novo console chega em 62ºC em 65% de potência

O canal do YouTube Digital Foundry realizou alguns testes térmicos com o Xbox Series X. Os resultados mostraram que, em geral, ele tende a esquentar mais que o atual Xbox One X. Jogando Gears 5, usando cerca de 65% da capacidade total do dispositivo, foi registrado a temperatura máxima de 62,1ºC.

Isso significa que o console pode esquentar bastante quando usado em sua capacidade máxima. O aumento da temperatura tem relação direta com o consumo de energia. Isso porque, quanto mais exigente for a renderização, mais energia é consumida e, por consequência, mais calor é gerado.

Comparando com a atual geração, o Xbox Series X libera de 20% até 30% mais calor. Isso também está ligado ao consumo de energia. É importante destacar que, enquanto o Xbox One X é alimentado por uma fonte de 245W, o novo console possui uma de 315W

Gears 5 é um game que usa escalonamento e resolução dinâmica. isso faz com que a GPU seja altamente forçada, para que o melhor desempenho seja mostrado. Ele também entrega imagens em 4K, com Ray Tracing. Tudo isso contribui para fazer o console trabalhar em alta capacidade. Apesar disso, não é o game mais exigente. 

Outro ponto importante a considerar é que o console não esquenta por igual. A Microsoft equipou o Xbox Series X com uma fan de 130mm, que é maior que a maioria presente em PCs. A desenvolvedora já previu que ele esquentaria mais, devido ao maior consumo de energia.

- Continua após a publicidade -

Os testes de temperatura feitos mostraram que, em geral, ele fica em temperatura ambiente, em cerca de 22ºC. Isso para a parte inferior do console, onde o ar é "puxado", para a exaustão. Já na parte traseira, onde o ar é liberado, a temperatura chegou, em média, aos 44ºC. Já a parte superior do novo Xbox é onde foi registrado a maior temperatura. O Digital Foundry conseguiu captar até 62ºC. Todos esses dados tem como fonte os testes realizados pelo canal. É possível que variações sejam vistas em outros testes. 

Vale lembrar que esses resultados são referentes a um game exigente, mas que estava usando 65% da capacidade da fonte de alimentação. Os testes dão uma ideia de como será o desempenho em cenários reais. É muito provável que, em jogos ainda mais exigentes, essa temperatura suba ainda mais. 

Essa elevação na temperatura está ligado com todos os aprimoramentos de hardware feitos no Xbox Series X. O novo console é muito mais exigente que a atual geração, a sua GPU, CPU, RAM e seu SSD PCIe 4.0 são responsáveis por consumir mais energia. Todos esses fatores fazem com que ele fique mais quente.

- Continua após a publicidade -

O vídeo com os testes está linkado abaixo, para quem tiver interesse em ver:

Via: TwekTown
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.