NVIDIA cancela GeForce RTX 3080 20GB e RTX 3070 16GB sem sequer anunciar as placas [rumor]

Uma causa para isso poderia ser o baixo rendimento da memória GDDR6X, segundo fontes

Novos rumores sugerem que a Nvidia cancelou seus planos para o lançamento das GeForce RTX 3080 e 3070 com capacidade de VRAM aumentada. As placas chegaram ao mercado com 10GB e 8GB de memória dedicada, respectivamente, e receberiam uma atualização para 20GB e 16GB.

A possibilidade das novas GPUs da Nvidia ganharem variantes com mais VRAM surgiu praticamente junto com o lançamento oficial. Elas estariam disponíveis em dezembro deste ano.

Porém, segundo o Videocardz, a empresa noticiou seus parceiros AIB desse cancelamento - concidentemente ou não, no mesmo dia que as especificações da série RX 6000 da AMD vazaram. Essa informação teria sido confirmada por duas outras fontes do portal citado e, de acordo com uma delas, uma possível causa seria o baixo rendimento da memória GDDR6X, utilizada na RTX 3080. Já o motivo do cancelamento da RTX 3070 de 16GB é desconhecido.

O TechPowerUp ainda menciona que "É provável que a Nvidia já tenha conhecimento dos designs e metas de desempenho de seus concorrentes, portanto, isso pode ser visto como nada mais do que uma coincidência". E também é importante mencionar que essas placas com VRAM duplicada nunca foram oficialmente anunciadas pela Nvidia.

- Continua após a publicidade -

A expectativa era que a GeForce RTX 3080 20GB fosse uma resposta à série AMD Radeon RX 6900/6800 com GPU Navi 21. Todos os SKUs da AMD terão 16 GB de memória, de acordo com as informações que temos até então.

Outro modelo que teria sido cancelado, como diz o Videocardz, é a RTX 3070 Ti (PG141 SKU 0). Os planos para a GeForce RTX 3060 Ti permanecem inalterados, e ela deve ser lançada por meados de novembro, mas ainda sem data concreta.


Via: TechPowerUp, Videocardz
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.