Créditos: Divulgação/Croteam

Croteam, estúdio responsável pela franquia Serious Sam, é adquirido pela Devolver Digital

Graças a essa nova parceria, a desenvolvedora croata poderá trabalhar em novos projetos, como The Talos Principle 2 e uma nova IP não revelada

O ano era 1992, e enquanto o mundo acompanhava o sucesso crescente do mercado de games, um grupo de amigos de infância que moravam em Zagreb, capital da Croácia, fundavam o mais novo estúdio de desenvolvimento de jogos, a Croteam. Quase 30 anos depois, esse grupo de desenvolvedores está dando mais um passo importante em sua história, agora se aliando a uma das publicadoras mais conhecidas deste mercado.

A publisher Devolver Digital anunciou oficialmente nesta quarta-feira (21) que está adquirindo a Croteam, adicionando o estúdio croata para sua vasta lista de desenvolvedoras parceiras. No anúncio, a Devolver fala sobre os vários anos de parceria com a Croteam, comentando que chegou a hora de dar o próximo passo nessa relação.

A Croteam e a Devolver Digital estão namorando há tanto tempo que nós decidimos dar um passo à frente e nos casarmos

A história entre Croteam e Devolver vem antes mesmo da fundação da publicadora. Durante os anos 90, a então produtora Gathering of Developers foi a única a acreditar e dar suporte no desconhecido projeto do estúdio croata chamado "Serious Sam", distribuindo o game ao redor do mundo.

Serious Sam acabou sendo um grande sucesso, e com isso, a parceria entre os dois times foi crescendo ao longo dos anos. Parte da equipe da Gathering of Developers acabou saindo da empresa, e acabaram ajudando na fundação da Devolver Digital.

- Continua após a publicidade -

Buscando parceiros para iniciar essa nova jornada, a então novata Devolver acabou encontrando novamente a Croteam, que buscava alguém para bancar seu novo título, Serious Sam 3: BFE. Essa parceria acabou rendendo outros jogos, como The Talos Principle e, mais recentemente, Serious Sam 4, e que agora cominou na compra do estúdio croata por parte da publicadora.

Por fim, a Devolver diz que essa aquisição possibilitará a Croteam a trabalhar em novos projetos, como Talos Principle 2, mais jogos da saga Serious Sam e uma nova IP ainda não revelada, sendo que mais novidades serão reveladas no futuro.

Fonte: Site oficial da Devolver Digital, PC Gamer
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.