Créditos: Reprodução | guru3d

Silicon Motion lança controlador PCIe 4.0 NVMe 1.4 mais rápido do mundo: 7400 MB/s

Até então, os drives mais atuais traziam o NVMe 1.3 e chegavam até 7.000 MB/s

A Silicon Motion anunciou um novo portfólio de controladores PCIe 4.0 NVMe 1.4 que prometem as maiores velocidades de leitura e gravação do mundo até então. A empresa apresentou três modelos para mercados diferentes: o SM2264 com foco em desempenho, SM2267 para o mercado mainstream e SM2267XT para SSDs de entrada, mais competitivo.

Os SSD tem um controlador responsável por definir, principalmente, as tecnologias que serão inseridas no drive e a velocidade máxima que ele poderá alcançar. As memórias também exercem esse papel, mas estão muito mais relacionadas com a vida útil do SSD. Então, para que um dispositivo alcance velocidades mais rápidas, consequentemente é necessário um controlador que suporte as tecnologias que oferecerão essa velocidade a mais. Com essas configurações, os modelos da Silicon Motion passam a ser os mais rápidos do mercado atualmente.

Os novos controladores da Silicon Motion são os atuais mais rápidos do mundo!

Essas soluções foram projetadas do zero com tecnologia PCIe Gen4 e hardware otimizado para oferecer "o verdadeiro desempenho Gen4 com baixo consumo de energia, correção de erros avançada, caminho de dados e proteções EMI".

O SM2264 possui uma CPU ARM R8 quad-core com quatro pistas de fluxo de dados PCIe de 16 Gb/s e suporta oito canais NAND com até 1.600 MT/s por canal. Sua tecnologia é baseada no processo de 12nm e - seu maior destaque - oferece velocidade ultra-alta de desempenho de leitura / gravação sequencial (7.400 MBs / 6.800 MBs respectivamente), além de velocidades de leitura / gravação aleatória de até 1.000.000 IOPs. Os primeiros SSDs PCIe 4.0 alcançavam até 5.000 MBs. Alguns posteriores chegaram aos 7.000 MBs.

- Continua após a publicidade -

Leitura sequencial a 7.400 MB/s e gravação sequencial a 6.800 MB/s

Além disso, devemos notar que ele também traz os protocolos NVM Express 1.4 - até então, os drives mais atuais traziam a versão 1.3. Algumas das especificações estão listadas abaixo:

Suporte até oito máquinas virtuais!

  • Rebuild Assist que simplifica a migração/recuperação de dados;
  • Persistent Event Log que permite ter um histórico de unidades robusto para triagem de problemas e depuração em escala;
  • Conjuntos NVM e IO Determinism que permitem melhor desempenho, isolamento e QoS.
  • Aprimoramentos de Multipathing ou Asymmetric Namespace Access (ANA) que oferece caminhos ideais e redundantes para namespaces a fim de conseguir alta disponibilidade e total escalabilidade de multi-controladores.
  • Buffer de Memória do Host que reduz a latência e a complexidade do design do SSD.

Esse controlador é projetado com tecnologia NANDXtend ECC de 7ª geração da Silicon Motion com um mecanismo LDPC de 4KB otimizado e RAID para maximizar a capacidade de correção de erros das memórias TLC 3D e QLC NAND. Ele ainda oferece o recurso SR-IOV integrado que fornece interface PCIe direta de alta velocidade para oferecer suporte a até oito máquinas virtuais.

- Continua após a publicidade -

Já os modelos SM2267 e SM2267XT contam com quatro pistas PCIe 4.0 de 16 Gb/s e quatro canais NAND com até 1.200 MT / s por canal, resultando em leitura / gravação sequencial de 3.900 MBs / 3.500 MBs.

"Nossos novos controladores PCIe Gen4 já foram projetados em SSDs de clientes OEM líderes e a produção em massa do SM2267 iniciou Já começou." - Wallace Kou, presidente e CEO da Silicon Motion.

"Nossos novos controladores PCIe Gen4 já foram projetados em SSDs de clientes OEM líderes e a produção em massa do SM2267 iniciou Já começou." - Wallace Kou, presidente e CEO da Silicon Motion.

Enquanto o SM2267 inclui uma interface DRAM, o controlador SM2267XT não traz esse elemento, mas permite a produção de SSDs de fator de forma pequeno sem comprometer o desempenho. Ambos também incluem a tecnologia NANDXtend ECC e suportam as memórias NAND mais recentes do tipo TLC e QLC.

Com esses controladores, as empresas fabricantes de SSDs poderão começar a desenvolver produtos ainda mais rápidos. Até o momento, dez dos principais nomes globais de NAND e SSD OEMs selecionaram os controladores Gen 4 da Silicon Motion com tecnologias 3D TLC e QLC NAND.

Via: guru3d
Assuntos
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.