Créditos: PixaBay

Preços de SSD e memórias devem cair entre 10 e 15% no fim de 2020

O excesso de oferta dos componentes pode gerar queda nos preços ainda este ano
Por Iraci Falavina 19/10/2020 11:22 | atualizado 19/10/2020 11:22 Comentários Reportar erro

Segundo apuração do site TrendForce, o mercado de memória (incluindo DRAM e NAND Flash) continua com excesso de oferta no 4º trimestre do ano, o que deve fazer com que os preços caiam entre 10% e 15% até o fim de 2020 e devem continuar em declínio em 2021.

Os resultados estão sendo vistos após as sanções recentes dos EUA contra a Huawei, sob a justificativa não comprovada de que a empresa estaria praticando espionagem. Com tudo isso, outras marcas de smartphones têm feito estoque de produtos de memória, visando diminuir a oferta e recuperar o espaço no mercado.

Créditos: Olhar Digital

Com relação à DRAM, o mercado está principalmente preocupado com as categorias de DRAM móvel e DRAM de servidor, que respondem pela maior parte do consumo de bits nesta categoria.

Em termos de DRAM móvel, a estratégia de estoque praticada pela Huawei fez com que os três principais fornecedores de DRAM não tivessem que liberar seus estoques.

- Continua após a publicidade -

 

Além disso, Xiaomi, OPPO e Vivo estão todos estocando componentes-chave com urgência, por sua vez fornecendo algum suporte para DRAM ASP móvel, que deverá sofrer uma queda de 0-5% nos últimos meses de 2020. 

Por outro lado, como a maioria dos CSPs e clientes de servidor corporativo estão atualmente mantendo um nível de estoque relativamente alto de DRAM de servidor, o DRAM ASP pode cair ainda mais, com um declínio trimestral (QoQ, Quarter on Quarter) previsto de cerca de 15% no 4º trimestre. 

Créditos: iStock

Quanto ao SSD, devido ao enfraquecimento da demanda dos fabricantes de servidores, espera-se que o SSD ASP corporativo diminua em 10-15% em relação ao trimestre anterior. Em geral, o NAND Flash ASP deve cair cerca de 10% neste trimestre.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a TrendForce, até o final deste ano, os preços dos módulos principais de 32GB também devem atingir cerca de US$ 100-110, que está perto do ponto mais baixo da desaceleração cíclica anterior. De modo geral, o DRAM ASP total deve diminuir em cerca de 10% no 4T20.

 

Já em relação à NAND Flash, o alto nível de bits de fornecimento e os grandes estoques feitos por clientes empresariais para suprir o mercado durante a pandemia levaram a uma situação de excesso de oferta que se torna ainda mais evidente do que em o mercado de DRAM. 

Devido à demanda agressiva de NAND Flash de marcas de smartphones chinesas, o declínio em eMMC e UFS ASP também deve sofrer uma queda, neste caso entre 3-7%. 

Créditos: iStock

Além disso, o Mercado Spot, que é indicativo do movimento geral do mercado de memória como um todo, voltou a desacelerar a partir de meados de setembro. O Mercado Spot abrange operações na bolsa.

Embora os produtos de baixo preço representem uma parcela relativamente baixa de transações Spot de DRAM e NAND Flash, as transações para produtos de memória de gama média e alta não aumentaram em uma quantidade perceptível, restringindo assim o ímpeto do mercado geral de memória.

 

A TrendForce declara que, para o 1º Trimestre de 2021, espera-se um aumento no preço da DRAM ASP, graças ao aumento da demanda de estoque dos compradores.

Por outro lado, a abundância de fornecedores de NAND Flash e o nível persistentemente alto de bits de suprimento provavelmente ampliarão a queda no preço da NAND Flash ASP, resultando em uma redução de 15% no começo do ano que vem.

 

Fonte: TrendForce
Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.