Índice do Artigo

Nvidia

Placas GeForce RTX 30 agora possuem suporte à (de)codificação de vídeo AV1

Placas GeForce RTX 30 agora possuem suporte à (de)codificação de vídeo AV1
Créditos: Montagem | Reddit | Avalanche notícias

A Nvidia atualizou as matrizes de codificação e decodificação de vídeo para placas gráficas Ampere não-A100, traduzidas nas recém lançadas GeForce RTX 3000 Ampere. A partir de agora, as GPUs GA102 e GA104 poderão decodificar o novo formato de vídeo AV1 de 8 e 10 bits e com resolução até 8Kx8K, além de oferecer suporte a todos os formatos da geração anterior.

YouTube video

Até então, as placas de vídeo da Nvidia não ofereciam suporte à codificação AV1, apenas ao padrão HEVC B Frame. As placas de vídeo / GPUs de última geração GeForce, trazem esse recurso utilizando aceleramento via hardware.

O codificador de vídeo é uma ferramenta potencialmente importante para streaming ou codificação recorrente de filmagens pessoais para formatos de vídeo mais recentes. Seu serviço é, basicamente, “encaminhar” a tarefa de computação intensiva de codificação de vídeo da CPU para a GPU.

A matriz de codificação / decodificação de vídeo representa uma tabela de padrões de codificação e decodificação de vídeo suportados em diferentes GPUs Nvidia. A matriz da Nvidia tem uma referência que vem desde a geração Maxwell, mostrando quais codecs de vídeo são suportados por cada geração. Você pode ver as tabelas completas dessa matrix no site da NVIDIA aqui.

Falando em “propriedade autoral”, a Nvidia possui o codificador NVDEC, que desenvolve e atualiza desde 2012. Para explicar melhor essa tecnologia, segue um trecho de publicação oficial no site da empresa:

“As GPUs NVIDIA contêm um decodificador baseado em hardware (conhecido como NVDEC) que fornece decodificação de vídeo baseada em hardware totalmente acelerada para vários codecs populares. Com a decodificação completa descarregada para NVDEC, o motor gráfico e a CPU ficam livres para outras operações. “ – Nvidia.

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções