Créditos: Foto: Videocardz

Vazamento do Intel Alder Lake mostra soquete LGA 1700 e processadores retangulares

A 12ª geração Core trará mudanças profundas na microarquitetura

O site Videocardz divulgou uma foto do que seria a futura geração de processadores Intel para desktops, condinome Alder Lake-S. Esses processadores irão compor a 12ª geração Intel Core, e prometem mudanças profundas na estratégia da Intel em seus processadores para desktops.

As imagens mostram que os processadores Alder Lake vão introduzir um novo formato, deixando o já tradicional formato quadrado para um formato mais alongado, retangular. Também introduziria um novo soquete, o LGA1700, bastante diferente de seus antecessores devido as novas proporções do processador.

O Alder Lake é o primeiro que trará o processo de fabricação em 10nm SuperFin. Ele irá suceder o Rocket Lake, a 11ª geração Core, que já foi confirmado para o começo do ano que vem pela própria Intel. De acordo com as fontes do Videocardz, a próxima geração Alder Lake deve chegar no último trimestre do ano que vem.

Essa geração irá trazer mudanças profundas nas estruturas do processador. Ele irá introduzir a microarquitetura híbrida, com núcleos de alto desempenho da linha Golden Cove e de eficiência Grace Mont, mudando a estratégia de longa data da Intel em X86 de núcleos proporcionais. Essa arquitetura híbrida será usada para buscar eficiência em dispositivos compactos, e performance em linhas como a Alder Lake, para desktops.

- Continua após a publicidade -

Isso irá demandar mudanças no scheduler do hardware, fazendo com que os novos processadores consigam distribuir diferentes fluxos de trabalho para diferentes núcleos, dependendo de qual é o mais indicado para a função (performance ou eficiência).

Outras possibilidades, no campo de rumores, é que essa geração também introduzirá novas tecnologias, como o suporte ao DDR5 e o PCIe 5.0, por exemplo. Porém não há nenhuma confirmação da Intel sobre as características e a disponibilidade desses futuros processadores, então teremos que esperar para mais novidades. No momento, ainda estamos recebendo as primeiras informações sobre a próxima série de produtos, a 11ª geração Core codinome Rocket Lake-S, que chegará no começo do ano que vem ainda na litografia de 14nm e que irá introduzir o suporte ao PCIe 4.0. Apesar de não ter sido confirmado ainda, esperamos que ela use o LGA 1200 presente nos atuais Comet Lake-S.

Fonte: Videocardz
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.