Créditos: Reprodução/ WCCFTech

GPU Intel Xe dual aparecem em vazamento de benchmark

Os possíveis resultados de duas GPUs trabalhando em conjunto foram divulgados
Por Ana Luiza Pedroso 15/10/2020 16:00 | atualizado 15/10/2020 16:00 Comentários Reportar erro

O leaker @Tum_Apisak conseguiu identificar duas novas GPUs Intel Gen12 Xe, ainda não anunciadas. Ele revelou pelo seu Twitter resultados do benchmark SiSoftware. Algo curioso é que ambas as GPUs estavam trabalhando de forma conjunta, em uma configuração única em modo de GPU dupla, ou dual.

Como é possível ver na publicação acima, parece que a Intel está desenvolvendo uma GPU dedicada, trabalhando em conjunto com os gráficos integrados. Isso é uma grande novidade, uma vez que todos os vazamentos de benchmarks até agora apontavam para uma GPU única. Essa é a primeira vez que uma listagem dessa forma é divulgada. 

Antes de seguirmos, é preciso lembrar que essas informações são frutos de vazamentos. Isso indica que, pode ser que a Intel esteja trabalhando para lançar uma GPU com essas configurações, como também sejam testes aleatórios, que nunca vão chegar ao usuário final. Portanto, sempre lembramos que essas informações precisam ser lidas com uma boa dose de desconfiança. 

Dito isso, as especificações mostradas apontam para uma dual-GPU, supostamente com 192 unidades de execução (EUs), e com 1.536 núcleos de shader. Se o vazamento se confirmar, ela deve trazer 6,2 GB de memória e 2 MB de cache L2. O benchmark aponta para uma frequência de operação 1,25 GHz. 

- Continua após a publicidade -

A listagem do SiSoftware também deixa bastante evidente que esse teste é baseado em um Tiger Lake-U. O site Tom's Hardware criou a teoria de que que o Intel DG1 e o Xe iGPU trabalhariam de forma combinada, unificando o clock de ambos. Em configuração multi-GPU, como CrossFire e SLI,  é comum igualar as frequências dos dois chips combinados, limitando a performance para o mais lento do conjunto. Isso ainda é apenas uma possibilidade, nada ainda confirmado. 

Outra lembrança feito pelo Tom's Hardware é o fato de, na última semana, uma GPU Gen12 também teve suas informações vazadas, pelo mesmo leaker. Ela apareceu com 128 EUs e 3 GB de memória. Além disso, também foi divulgado que ela teria 1 MB de cache L2 e operava a um clock de 1,4 GHz. Esse teste foi feito em uma plataforma Coffee Lake-S, o que pode sugerir que seja o DG1 de desktop.

Vamos lembrar mais uma vez que todas as informações ainda são de vazamentos e não são oficiais. É esperado que a Intel ainda trabalhe em seus sistemas para oferecer aprimoramentos importantes para a linha Xe até seu lançamento. Pode ser que os resultados finais sejam diferentes dos mencionados nesta publicação. 

Via: Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.