Créditos: PlayStation

PS5: Sony revela interface de usuário do console de nova geração

Novidades incluem PS Store integrada ao sistema e dicas durante gameplay

A Sony divulgou hoje (15) uma prévia da interface de usuário do PlayStation 5. A empresa exibiu a UI em funcionamento durante um vídeo, que também mostra as novidades em relação ao que temos atualmente no PS4.

O vídeo completo pode ser visto acima e conta com cerca de 11 minutos e meio de duração. A opção de legendas em português do Brasil também está disponível nas configurações do player do YouTube. 

A empresa só  mostra a Home Screen do PS5 no final do vídeo, mas a imagem abaixo mostra o visual da UI. A interface inicial, que você vê quando liga o console do zero, é similar ao que já temos no PS4, mas com refinamentos visuais e a PS Store integrada -- a loja não é mais um aplicativo.


Tela inicial do PS5. (Imagens: PlayStation/Reprodução)

Segundo a Sony, a interface do PS5 foi feita para funcionar bem em TVs 4K e tirar todo o proveito das capacidades do console de nova geração. A empresa ressalta, porém, que a prévia apresentada é uma build de pré-produção e mudanças podem acontecer até o lançamento final, que acontece em 12 de novembro em alguns países.

As mudanças começam já na tela de boot, que possui uma iluminação diferenciada e novos ícones. A demonstração exibe, logo em seguida, o centro de controle, que pode ser acessado pelo botão PlayStation no DualSense durante o gameplay.

- Continua após a publicidade -


Tela de login no PS5

O vídeo mostra o usuário retornando exatamente no momento em que parou em Sackboy Adventure, com uma interface formada por blocos e botões na base da tela. Segundo a Sony, o usuário poderá acessar praticamente qualquer função do sistema sem precisar sair do jogo.

Além disso, o sistema também está mais inteligente. A interface consegue dizer o progresso do jogador nos níveis de Sackboy Adventure e também mostrar uma estimativa de quanto tempo falta para a fase ser concluída.


Centro de controle aberto sob Sackboy Adventure

Outra novidade é o Game Help, uma função oficial em que os desenvolvedores produzem vídeos para ajudar a passar de certos pontos do game. O objetivo da novidade é auxiliar o usuário diretamente no console, sem a necessidade de navegar na internet e trombar com possíveis spoilers.

- Continua após a publicidade -

A interface também conta com suporte para Picture-in-Picture e exibe certos conteúdos em janelas. Também é possível fixar conteúdos e mantê-los na tela durante o gameplay.


PS Store será integrada ao sistema do PS5.

A UI do PS5 também exibe cards voltados para jogos online e permite entrar em partidas rapidamente. A demonstração também dá um gosto das capacidade de criação de conteúdo do console, que suporta screenshots e vídeos em até 4K.

O PS5 e PS5 Digital Edition já estão sendo vendidos no Brasil e chegam ao país em 19 de novembro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PlayStation Blog
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.