Créditos: AOM

Confira requisitos para aceleração de hardware do codec AV1

Os componentes necessários incluem as GPUs NVIDIA RTX 30 e AMD RX 6000

De acordo com um post no blog “Tech Community”, da Microsoft, além dos processadores Intel Core de 11ª Geração com Gráficos Intel Iris Xe, e das GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 Series, as placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 Series também oferecerão suporte ao codec de vídeo AV1.
 
O AV1, que é desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOM), pode atingir compressão 50% melhor do que H.264 e 20% melhor do que VP9 para o mesmo conteúdo. 


 

Habilitar o suporte de hardware para AV1 permite que os usuários obtenham os benefícios deste codec de vídeo aprimorado, e mudar o trabalho de decodificação de software para hardware normalmente reduz o consumo de energia e aumenta a vida útil da bateria em dispositivos móveis. 
 
A Microsoft, junto com a Google, Netflix, Amazon, Cisco, Intel e Mozilla, além de outras, fundou a AOM com o objetivo de criar codecs de vídeo de código aberto e livres de royalties. 

Créditos: AOM

 Confira abaixo os componentes necessários para experimentar o codec de vídeo AV1 acelerado por hardware no Windows 10:
 
Uma dessas novas GPUs ou CPUs:

- Continua após a publicidade -
  • Processadores Intel Core de 11ª geração com Intel Iris X e Graphics 
  • GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 Series
  • Placa de vídeo AMD Radeon RX 6000 Series 

Além de:

  • Windows 10 versão 1909 ou posterior
  • A extensão de vídeo AV1
  • Um navegador da web ou outro aplicativo com suporte de aceleração de hardware para AV1, incluindo aplicativos desenvolvidos com base no  Media Foundation

 
Assim como acontece em outros recursos recém-lançados, pode ser necessário atualizar o driver gráfico de vez em quando para obter os recursos e melhorias mais recentes.
 
Assim que estiver tudo certo com o seu equipamento, você verá os benefícios do vídeo AV1 acelerado por hardware à medida que os serviços de streaming implementam mais conteúdo de vídeo codificado com AV1.

 

- Continua após a publicidade -

Caso queira se informar mais a respeito do AV1, visite a página oficial da AOM. Para checar a utilização do codec, é possível utilizar o YouTube, por exemplo.
 
Ao clicar com o botão direito do mouse no vídeo de sua escolha, selecione a opção “Estatísticas para nerds”. Quando o vídeo for codificado em AV1, você verá “av01…” no campo “Codecs”.

YouTube/Reprodução

 

Fonte: Guru3D
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.