Créditos: Codemasters

Dirt 5 terá 4K dinâmico e modo para 120 fps, mostra gameplay no Xbox Series X

Jogadores contarão com três opções de gráficos no jogo de corrida

O Digital Foundry obteve uma cópia antecipada de Dirt 5 e realizou testes com o game no Xbox Series X, o console de nova geração que será lançado em 10 de novembro. Os responsáveis pela análise revelaram diversas informações técnicas sobre o game, além de exibir o título em ação em um vídeo de gameplay.

Além do Digital Foundry, sites como IGN também publicaram vídeos de gameplay exibindo Dirt 5. Em todos os casos, as publicações ressaltam que a edição atual ainda está em desenvolvimento e o jogo de corrida deve receber melhorias até 10 de novembro. Porém, a base do game deve continuar a mesma.

Os vídeos mostram que o game de corrida traz grandes evoluções gráficas em relação ao jogo anterior da franquia. Segundo o Digital Foundry, o motor gráfico Onrush recebeu melhorias e Dirt 5 possui veículos geometricamente mais complexos, pistas mais detalhadas e terrenos únicos, além de física e efeitos aprimorados.

4K dinâmico

Entrando nos aspectos técnicos, o Digital Foundry revela que o jogo estará disponível em três modos de exibição. Os jogadores terão um menu com alternativas para priorizar qualidade, taxa de quadros ou alcançar até 120 frames por segundo.

- Continua após a publicidade -

As duas primeiras opções utilizam resolução 4K dinâmica e prometem entregar gameplay em 60 quadros por segundo. O modo que mira em qualidade roda o jogo com sombras mais detalhadas, filtros de textura mais poderosos e com maior densidade nos arredores da pista.

Já o modo que prioriza framerate faz alguns cortes visuais para garantir uma experiência estável em 60 quadros por segundo. Apesar da resolução dinâmica, o Digital Foundry aponta que a qualidade geral do game é impressionante e apenas algumas partes do cenário ficam visivelmente menos nítidas, como a linha de largada.


(Imagem: Digital Foundry/Eurogamer/Reprodução)

"Visualmente falando, o jogo faz um ótimo trabalho em 4K; a seleção de carros, telas de atração de abertura e ação após a separação dos blocos - tudo em 4K", explica o jornalista Thomas Morgan. "A única queda leve em termos de resolução está no grid inicial, para 3328x1872 - mas impressionantemente, é isso."

120 frames por segundo

O modo de Dirt 5 que mira nos 120 quadros por segundo, por outro lado, conta com algumas características extras. A possibilidade de jogar em 120 Hz só aparece se o jogador estiver com um dispositivo de exibição compatível.

- Continua após a publicidade -

Ao utilizar o game com uma tela HDMI 2.1, o usuário consegue manter a resolução 4K na TV ou monitor. Já dispositivos com HDMI 2.0 são obrigados a descer a qualidade de exibição para 1080p ou 1440p.


(Imagem: Digital Foundry/Eurogamer/Reprodução)

Segundo explica o Digital Foundry, o console renderiza as imagens em 1560 x 1440 pixels e corta a qualidade de certos aspectos visuais para tentar manter 120 frames por segundo constantes. Os especialistas apontam que o desempenho não é constante, mas fica próximo de 120 fps por grande parte do tempo.

"Curiosamente, há algumas quedas abaixo disso em alguns pontos, o culpado usual é o grid de largada", explica o Digital Foundry. "Já vi taxas de 90 fps, mas com uma atualização tão alta é difícil perceber, especialmente se você estiver usando a tecnologia de refresh rate variável."

Dirt 5 será lançado em 6 de novembro no PC, PS4, Xbox One, PS5 e Xbox Series X e S. O jogo terá upgrade gratuito para os consoles de nova geração.

Via: Eurogamer
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.