Índice do Artigo

AMD

Project Quantum ainda existe? Patente deste ano para o mini-PC da AMD indica que sim!

Project Quantum ainda existe? Patente deste ano para o mini-PC da AMD indica que sim!
Créditos: KitGuru

A E3 2015 foi lendária por diversos motivos, e dois deles aconteceram no mesmo fatídico evento: a PC Gaming Show, que fez sua estreia naquele mesmo ano. Além da inesquecível pizza fria no Adrenaline, durante a apresentação a AMD apareceu para falar da Radeon R9 Fury X, mas decidiu surpreender a galera com a revelação de um mini-PC, o Project Quantum.

YouTube video

Passaram-se anos e não tivemos mais novidade alguma sobre a caixinha pronta pra jogar da AMD. A empresa não chegou a anunciar seu sepultamento final, mas também não trouxe nenhuma informação sobre sua existência. É por isso que duas obstinadas contas no Twitter vieram para o resgate com a confirmação: o Project Quantum vive!

A conta @_rogame começou a especulação compartilhando detalhes sobre uma patente que um colega teria comentado com ele (ou ela). Seguido do tweet, outro usuário, que assina como @Pete_2097, foi lá e encontrou a patente que, para surpresa de todos, refere-se ao Project Quantum. A parte mais interessante?  A patente foi registrada no dia 15 de setembro de 2020.

Isso significa que a AMD ainda está trabalhando no projeto neste ano, inclusive cuidando para não perder seu nome e os direitos sobre ele.

Mas claro que muita coisa mudou nesses últimos anos, incluindo a introdução revolucionária dos processadores Ryzen e o lançamento extremamente recente da geração Big Navi de GPUs da marca. Isso já levantou especulações que se o Project Quantum realmente for mostrado novamente neste ano, ele deve aparecer com hardware revisado. Obviamente, é o que se espera.

Até o momento dessa postagem a AMD segue calada a respeito de qualquer nova informação oficial do Project Quantum. Mas com a circulação dessa patente, pode ser que a empresa se sinta obrigada a fazer alguma declaração pública sobre o assunto.

O Adrenaline quer saber de seus usuários: vocês se empolgam com a possibilidade de um mini-PC full AMD equipado com Zen 3 e Big Navi? Deixem suas opiniões nos comentários, como sempre.

Via: Twitter, Neowin

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções