Créditos: Sony

Game Boost do PS5 vai melhorar fps e resolução de alguns games do PS4

Página de suporte do novo console ajuda a entender melhor a transição de gerações

Jogos do PS4 poderão ter parte de sua performance melhorada no PS5 mesmo sem upgrades específicos para rodar melhor nativamente, através do Game Boost. É isso que explica a página de suporte do novo console, a mesma que divulgou a lista de jogos do console da geração atual que não rodarão na próxima através da retrocompatibilidade.

Um olhar mais cuidadoso na página revela a seguinte informação, em tradução livre: "Jogos selecionados do PS4 vão se beneficiar do Game Boost no console do PS5, que pode fazer jogos do PS4 rodarem com um frame rate mais elevado e fluido."

Isso significa que o console next-gen tem um recurso específico para "segurar" melhor os games em momentos que o PS4 não dá conta atualmente. Jogos como Control e Anthem, que enfrentam algumas quedas consideráveis de frames dependendo do momento - como lembra o TweakTown - poderão aproveitar a performance extra do PS5 pra manterem uma taxa constante de frames por segundo.

"Títulos do PS4 ficam ainda melhores no PS4. Jogos selecionados do PS4 vão ver velocidades de carregamento maiores no PS5, e vão aproveitar também o Game Boost, oferecendo frame rates melhores ou mais estáveis. Alguns títulos com frame rates destravados ou resolução dinâmica até 4K podem ver uma fidelidade maior."
Hideaki Nishino, executivo de plataformas da Sony

"Títulos do PS4 ficam ainda melhores no PS4. Jogos selecionados do PS4 vão ver velocidades de carregamento maiores no PS5, e vão aproveitar também o Game Boost, oferecendo frame rates melhores ou mais estáveis. Alguns títulos com frame rates destravados ou resolução dinâmica até 4K podem ver uma fidelidade maior."
Hideaki Nishino, executivo de plataformas da Sony

Explicando a retrocompatibilidade

- Continua após a publicidade -

Pode parecer confuso, mas as coisas estão ficando mais claras conforme recebemos mais informações sobre como vai funcionar a retrocompatibilidade do PS5.

Jogos do PS4 vão rodar no console da nova geração usando uma entre duas maneiras: ou nativamente, ou pelo modo legacy.

Rodar nativamente vai aproveitar todo o hardware do vídeo game, mas para isso os jogos precisarão de grandes patches ou upgrades, que em alguns casos estão pedindo para os jogadores pagar. Control e Spider-Man são exemplos, enquanto Cyberpunk 2077 também vai fazer isso, mas de graça.

Rodar no modo legacy "trava" o hardware do PS5 para simular o mesmo hardware do PS4. Nesse caso os jogos vão rodar de maneira parecida com sua versão original, a princípio. É aqui que entra o Game Boost. Em alguns games compatíveis ele vai "soltar" um pouco mais do hardware do console para melhorar os trechos em que o PS4 não conseguia segurar a performance. Aqui também podem acontecer patches para destravar o frame rate de um jogo ou oferecer novas opções de resolução, mas é coisa bem menor do que as possibilidades oferecidas por rodar o game nativamente.

Fonte: TweakTown
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.