Créditos: McKinsey & Company

UL lança benchmark específico para testar IA em dispositivos Android

O UL Procyon AI Inference Benchmark promete medir a inteligência artificial do seu celular

A UL anunciou nessa semana seu mais novo teste de performance, o UL Procyon AI Inference Benchmark, desenvolvido especialmente para testar o desempenho de dispositivos Android com Inteligência Artificial (IA, ou AI em inglês). Falando de maneira mais específica, o teste mede a velocidade e precisão de operações de inferência do seu celular ou tablet com o sistema operacional da Google.

Os principais destaques do novo benchmark, segundo a própria UL:

- Avalie e compare o desempenho de inferência de AI de dispositivos Android
- Testes baseados em tarefas comuns de visão de máquina usando redes neurais de última geração
- O benchmark mede o desempenho de inferência e a qualidade de saída
- Compare o desempenho de NNAPI, CPU e GPU
- Verifique a qualidade e compatibilidade da implementação da NNAPI
- Use resultados de benchmark para otimizar drivers para aceleradores de hardware
- Compare o desempenho do modelo otimizado para float e inteiro
- Simples de configurar e usar em um dispositivo ou via Android Debug Bridge (ADB)

Pela própria descrição dos recursos do benchmark, fica visível que o software é voltado para usuários profissionais, como engenheiros de hardware e software. Se essa "dica" não basta, o preço ajuda a deixar claro: são US$ 1.495 por ano pelo teste. As vantagens de investir esse valor é o uso irrestrito do benchmark, em quantos aparelhos você quiser.

Segundo a UL, o benchmark usa modelos de redes neurais de última geração para fazer seus testes, como o MobileNet V3, o Incetpion V4, o SSDLite V3 e o DeepLab V4. O teste é melhor executado em dispositivos que contam com hardware especificamente voltado para aplicações IA, pois ele é executado diretamente nesses componentes. A desenvolvedora diz que a NNAPI  (API Neural Networks) seleciona o processador mais apropriado para cada teste.

- Continua após a publicidade -

Aproveitando o lançamento do UL Procyon AI Inference Benchmark a empresa já prometeu mais tipos de testes em breve. A chegada do teste marca a estreia da marca UL Procyon, que vai contar com outros benchmarks específicos voltados para as aplicações mais variadas. Novidades podem ser acompanhadas no site oficial.

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.