Créditos: ScreenRant (modificada)

Microsoft pretende lançar xCloud no iOS ano que vem pelo navegador, segundo rumores

Empresa estaria trabalhando em solução para "driblar" regras da App Store

"Com certeza absoluta nós vamos acabar no iOS" - teria dito Phil Spencer, o chefe do Xbox, numa reunião recente com funcionários. As informações vêm do Business Insider, que afirma que conversou com pessoas com conhecimento direto sobre os comentários do executivo. Spencer teria falado sobre seus planos de levar o xCloud para dispositivos Apple logo no ano que vem, através de uma solução rodando a plataforma diretamente no navegador.

O xCloud é o serviço do Xbox para streaming de games, estilo Google Stadia e o recente Amazon Luna. A plataforma tem avançado em sua fase de testes e, nos EUA, já está disponível para Android, mas não no iOS. E o motivo para isso é o mesmo que impede o Stadia de aparecer por lá: restrições da App Store.

Por motivos comerciais - e de segurança, como a Apple prefere dizer - a companhia não permite colocar coleções de jogos na sua loja, exigindo que cada um deles seja aprovado de maneira independente. A regra inviabiliza o uso apropriado do xCloud, então a Microsoft teria decidido que a solução é rodar o serviço diretamente pelo navegador no iOS, não tendo que se adequar às regras da App Store.

A informação ainda não é oficial e teria sido compartilhada numa reunião fechada com funcionários. Mas, se as informações forem verdadeiras, Phil Spencer quer o xCloud rodando com o Game Pass em iPhones e iPads por aí logo no ano que vem. E, enquanto essa parte ainda recebe o selo "rumor", a intenção do chefe do Xbox de levar o serviço para dispositivos Apple de alguma maneira é bem pública e oficial.


(Reprodução/Tech Radar)

- Continua após a publicidade -

Para não dizer que não tentou entrar num acordo, a Apple chegou a oferecer uma alternativa para aceitar o Game Pass, contanto que todos os jogos oferecidos na biblioteca também sejam oferecidos individualmente na App Store, um por um, fora da biblioteca. A proposta obviamente não foi aceita porque é completamente antagônica aos planos e a visão do Xbox para seus serviços de bibliotecas de games.

Talvez oferecer o xCloud pelo navegador seja uma maneira de aumentar a pressão vinda dos usuários para colocar o serviço na App Store, ou o primeiro passo para uma solução definitiva que realmente evite a loja. Vamos aguardar anúncios oficiais.

Fonte: Business Insider, The Verge
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.