Créditos: PlayStation

PlayStation 5 usa metal líquido como condutor de calor de seu chip, revela Sony

Sistema de resfriamento também inclui dissipador de cilindro e fan de 120 milímetros

A Sony lançou hoje (7) um vídeo desmontando o PlayStation 5 e revelou diversos detalhes sobre o hardware do console de nova geração. Além de confirmar que o produto suportará SSDs M.2 de mesma natureza que os modelos utilizados no PC, a empresa japonesa detalhou o sistema de resfriamento do dispositivo.

O destaque no quesito arrefecimento fica por conta da substituição da pasta térmica. Enquanto o PS4 utilizava a tradicional solução para melhorar a troca de temperatura do chip com o cooler, o PlayStation 5 virá com metal líquido.


O metal líquido garante melhor desempenho em comparação à pasta térmica. (Imagem: PlayStation/Reprodução)

De acordo com a Sony, o uso de metal líquido garantirá um desempenho de resfriamento "alto, estável e duradouro" no PlayStation 5. Segundo ressalta o Tweaktown, a solução entrega resultados até 86% melhores que a pasta térmica convencional no PC.

A companhia disse que trabalhou por mais de dois anos apenas para implementar a mudança, que passou por vários testes. De acordo com a Sony, a adoção da nova solução de resfriamento foi praticamente obrigatória por causa do novo hardware utilizado no console, que inclui GPU RDNA 2 e uma CPU de oito núcleos operando em alta frequência.

"O SoC do PS5 é um pequeno diodo que atua a uma frequência muito alta", explica Yasuhiro Ootori, responsável pela apresentação do hardware do console. "Isso resultou em uma densidade térmica muito alta no diodo de silicone e exigiu que aumentássemos consideravelmente o desempenho do condutor térmico."

- Continua após a publicidade -

Sistema de resfriamento robusto


Além de utilizar metal líquido, o PlayStation 5 também conta com outras evoluções em relação ao sistema de resfriamento utilizado no PS4. O console de nova geração também conta com um fan de 120 milímetros de diâmetro e 45 milímetros de profundidade.

O sistema também vem com um heatsink com cilindro dissipador que traz uma cobertura maior em relação ao modelo utilizado no PS4. De acordo com a Sony, a solução entrega o mesmo desempenho que um dissipador de calor no formato de câmara de vapor. 

Você pode conferir o vídeo completo de desmontagem do PlayStation 5 aqui. Com lançamento marcado para 19 de novembro, o console de nova geração da Sony já está disponível para compra no Brasil e sai por preços a partir de R$ 4.499 durante a pré-venda.

Via: Tweaktown Fonte: PlayStation
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.